sábado, 15 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Eleições 2024: Em Pau D’Arco, pesquisa aponta Domingos Enfermeiro como favorito ao cargo de prefeito; confira

A pesquisa eleitoral do Instituto Desttaq Pesquisa, de Belém, mostra Clidean Chaves em segundo lugar nas intenções de voto para prefeito de Pau D'Arco
Corrida para a prefeitura de Pau D'Arco já começou (Foto: Marco Santos / Agência Pará / Imagem Ilustrativa)

Um estudo do Instituto Destaque Pesquisa Gestão e Mercado (Desttaq), de Belém, mostra que Domingos Guedes e Clidean Chaves são os favoritos ao cargo de prefeito de Pau D’Arco, no sul do Pará, para as eleições municipais, em 2024. Pela pesquisa, Domingos Enfermeiro, no cenário atual, tem vantagem na disputa. Por enquanto, todos só podem ser considerados pré-candidatos.

Na modalidade espontânea, quando não são apresentados nomes de pré-candidatos, eleitores de Pau D’Arco disseram que, se a eleição fosse nos próximos dias, o prefeito eleito seria o ex-vereador Domingos Enfermeiro, com 21,60%. Em seguida, viria o advogado Clidean Chaves, que é indicado pelo atual prefeito Fredson da Silva, com 9,80% dos votos.

(Fonte: Instituto Desttaq)

 

Na modalidade estimulada, quando são apresentados nomes de pré-candidatos, o número de indecisos diminui. Mesmo assim, Domingos  Enfermeiro continua sendo apontado como favorito, com 42,24% das intenções de voto. Clidean Chaves continuaria em segunda posição, com 25,41%.

(Fonte: Instituto Desttaq)

 

Em outra modalidade, que mede a taxa de rejeição dos eleitores — ou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum no cenário atual —, Maurício Cavalcante lidera com 28,43%. O pré-candidato com a menor rejeição é Domingos Enfermeiro, com 6,89%, seguido de Clidean Chaves.

(Fonte: Instituto Desttaq)

 

O Instituto Desttaq também apresentou cenários alternativos de possíveis disputas de segundo turno, incluindo ou excluindo pré-candidatos diferentes. Em todos os cenários, Domingos Enfermeiro lidera. Num eventual segundo turno em Pau D’Arco, Domingos venceria Clidean com quase 20% de diferença.

(Fonte: Instituto Desttaq)

 

A pesquisa foi realizada de 29 de agosto a 3 de setembro de 2023, na cidade de Pau D’arco e nas localidades Guarantã, Boa Sorte, Marajoara e Santa Lúcia. Ao todo, 170 pessoas foram entrevistadas por amostragem, selecionando faixas etárias por sexo, idade, nível econômico e grau de escolaridade. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A confiabilidade da pesquisa é de 96%.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!