quarta-feira, 12 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

UFPA abre inscrições para o Processo Seletivo 2024 com 7.445 vagas; confira o edital

Duas novidades no processo seletivo são a entrada da bonificação de notas para estudantes de estados da região Norte e retomada dos exames de habilidades específicas; entenda
A Universidade Federal do Pará, campus Guamá, em Belém (Foto: Alexandre de Moraes / UFPA)

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2024 (PS UFPA 2024). O maior processo seletivo da Universidade Federal do Pará vai disponibilizar 264 vagas a mais nesta edição, sendo um total de 7.445 vagas em 182 ofertas de cursos, além de 199 vagas adicionais para pessoas com deficiência (PcD). É importante ler todo o edital com atenção para ver cada etapa, prazos e documentos.

ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO

Para participar do PS 2024, além de realizar a inscrição no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA) até o dia 16 de outubro, as(os) estudantes interessadas(os) também devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que tem provas marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.

As inscrições para o PS 2024 ficarão abertas até as 17h do dia 16 de outubro de 2023, exclusivamente por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA. Há a cobrança de uma taxa de inscrição no valor de R$100, que deve ser paga por meio de boleto bancário, até o dia 31 de outubro de 2023.

Quem cursou o ensino médio em escola pública ou equivalente, pode solicitar isenção do pagamento da taxa, no ato de inscrição. O mesmo vale para quem cursou o ensino médio em escola particular com bolsa integral, desde que apresente um comprovante dessa condição no momento da inscrição. Quem não tiver a isenção aceita, deve seguir com o pagamento do boleto bancário até o dia 31 de outubro de 2023.

Uma novidade para esta seleção é que os cursos que preveem duas entradas em um mesmo turno ao longo de 2024 (1º ou 2º semestre) terão inscrição única. As(Os) estudantes classificadas(os) serão organizadas(os) nas turmas da primeira ou da segunda entrada, conforme a ordem decrescente de classificação, considerando a preferência de entrada registrada no momento da inscrição no PS. Na distribuição de cada entrada, será garantido o percentual de 50% de classificadas(os) na Ampla Concorrência e 50% de classificadas(os) no Sistema de Cotas.

Bonificação para estudantes da Região Norte

Candidatos que tiverem cursado todo o ensino médio na modalidade presencial (mesmo que com períodos de ensino remoto emergencial), em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), poderão solicitar, no ato da inscrição, um bônus de 10% (dez por cento) sobre a nota obtida no Enem 2023.

Essa bonificação também poderá ser solicitada por estudantes que tenham concluído o ensino médio por meio de exames de proficiência, desde que tenham residido em um dos estados da Região Norte nos últimos três anos (período de 29 de agosto de 2020 a 29 de agosto de 2023).

No momento da habilitação ao vínculo institucional, a(o) estudante que recebeu a bonificação precisará comprovar essa condição, sob o risco de perder o direito ao bônus e ter sua nota final recalculada e sua classificação alterada.

Regras para cotas no PS 2024 da UFPA

Como nos anos anteriores, o PS 2024 adotará o Sistema de Cotas com a distribuição das vagas, conforme a legislação vigente. Em cada oferta de curso/turno, metade das vagas é de ampla concorrência (direcionada a todas/as os/as candidatas/os) e a outra metade é direcionada a estudantes de escolas públicas (Cota Escola).

Há percentuais específicos para estudantes de baixa renda (Cota Renda), pessoas negras de cor preta, pessoas negras de cor parda e indígenas (Cota PPI) e pessoas com deficiência (Cota PcD). Ainda há a oferta de uma vaga adicional destinada a estudantes com deficiência, em cada oferta de curso/turno/entrada (Cota PcD Adicional).

No quadro 1 do edital, estão descritos os grupos de vagas e seus respectivos destinatários; no quadro 2, constam os grupos de vagas a que cada candidata(o) pode concorrer conforme seu perfil. No ato da inscrição, a(o) candidata(o) deverá optar pela concorrência ou não a cada tipo de cota, conforme seu perfil.

Exame de Habilidades Específicas

O PS 2024 vai retornar com a realização do Exame de Habilidades Específicas para o curso de Licenciatura em Música, suspenso no período pandêmico. O exame consistirá em uma prova prática (valendo 700 pontos) e uma entrevista (com pontuação máxima de 300 pontos), a serem realizadas no dia 10 de dezembro. Estará apta(o) a concorrer às vagas do curso a(o) estudante que obtiver, no mínimo, 400 pontos no exame.

A(O) candidata(o) que concorrer ao curso de Licenciatura em Música deverá, no ato da inscrição, fazer uma segunda opção de curso. Em caso de reprovação no Exame de Habilidades Específicas, a(o) estudante concorrerá automaticamente às vagas da segunda opção de curso informada na inscrição. Quem faltar ao exame será eliminada(o).

Atendimento – O Centro de Processos Seletivos da UFPA disponibiliza os seguintes canais para dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: (91) 3201-7266 (telefone e WhatsApp), e-mail atendimento.ceps@ufpa.br e atendimento presencial no Setor Básico do Campus Guamá (Av. Augusto Correa, 01).

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!