Um projeto social realizado no Mato Grosso, que resgata a auto estima de mulheres vítimas de violência serviu de espelho para demais municípios brasileiros e, no Pará, é realizado no município de Santarém. O objetivo, além de resgatar a auto estimas das vítimas, é conscientizar mulheres acerca de relacionamentos abusivos sobre como agir nesses casos.
Esta iniciativa partiu diante do projeto”Mãos Empenhadas Contra a Violência”, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, em que profissionais da beleza são capacitados para orientar estas vítimas. Representantes do projeto afirmaram que outros municípios do Brasil estão aderindo a iniciativa, dentre eles, o mesmo já está sendo executado no município de Santarém, no Pará.
O salão de beleza é um lugar onde as mulheres geralmente se sentem seguras e confortáveis, a partir disso, o projeto capacita profissionais que trabalham no espaço para identificarem aquelas que apresentam sinais de violência física ou psicológica. Eles passam a conversar, conscientizar as mulheres e orientá-las sobre os direitos e onde denunciar.
Uma iniciativa importante e fundamental para ajudar aquelas que não conseguem ou não sabem como pedir ajuda.
Da Redação Fato Regional, com informações de OLIBERAL.COM