terça-feira, 21 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Em um mês, Centro de Hemodiálise do Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, faz 400 sessões

O Centro de Hemodiálise do Hospital Regional da PA-279 conta com 10 cadeiras para o tratamento. Para a equipe do hospital referência da região sul do Pará, em Ourilândia do Norte, as 400 sessões são um importante marco na descentralização dos tratamentos para renais crônicos na região. E para o prefeito de Ourilândia, Dr. Júlio, trata-se de uma estrutura que consolida a cidade como uma referência em saúde pública da Região de Integração do Araguaia junto aos investimentos municipais.
Com 10 cadeiras para hemodiálise, o Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, já fez 400 sessões em um mês de operação (Foto: Wellyngton Coelho / Agência Pará)

O Centro de Hemodiálises do Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, completou um mês de operação. E em apenas um mês, um dos principais hospitais de referência do sul do Pará alcançou a marca de 400 sessões realizadas. Esse é um dos 16 centros existentes no estado e que faz parte da estratégia de descentralização dos atendimentos a pacientes renais crônicos. Na instituição, há 10 cadeiras para a terapia.

“A distribuição dos centros de hemodiálise no Estado do Pará é estratégica para garantir que pacientes renais crônicos tenham acesso ao serviço, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos de pacientes para locais distantes da cidade onde residem, o que alivia o ônus logístico e emocional associado. Atualmente, contamos com 16 centros de hemodiálise em todo o Estado”, comentou Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública.

O prefeito de Ourilândia do Norte, Dr. Júlio César (Avante), lembra que o Centro de Hemodiálise do HRPA279  atenderia uma demanda história de alguns municípios da região da PA-279, que antes precisavam se deslocar para outras cidades e fazer o tratamento. Somente de Ourilândia, pelo menos 15 pessoas tiveram de se mudar porque não suportavam as viagens constantes.

O governador Helder Barbalho, o prefeito Dr. Júlio, o prefeito Dr. Celso e o deputado Torrinho na inauguração do Centro de Hemodiálise e a Agência Transfusional do Hemopa no Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte (Foto: Fato Regional)

“Agora nossa cidade é uma referência em saúde com o hospital regional, o hospital municipal e, no dia 8 de março, nosso tão sonhado Hospital Materno-Infantil Geiza Dantas. Gratidão ao governador Helder Barbalho por essa parceria com o governo Dr. Júlio e Alessandro”, declarou o prefeito.

Moradora de Conceição do Araguaia, Sandra Silva é uma das pacientes que passou a realizar as sessões de hemodiálise no HRPA279. “Antes, eu precisava ficar internada nos hospitais da região por não contarem com hemodiálise ambulatorial, que só era disponível para quem estava internada. Com o serviço de Ourilândia, pude voltar para mais perto de casa e ficar mais próximo da minha família”, conta.

O Hospital Regional da PA-279 agora tem hemodiálise como um dos tratamentos de alta complexidade oferecidos na região e descentralizando o atendimento (Foto: Ascom Sespa / Arquivo)

O médico nefrologista Leonardo Andrade Pacini, responsável técnico da especialidade do setor de hemodiálise do HRPA279, afirma que o novo setor representa um marco e um avanço significativo no tratamento da doença renal crônica na região sul do Pará.

“A abertura deste serviço tem impactado positivamente a vida de muitos de nossos pacientes, que agora podem receber tratamento de qualidade próximo de suas casas, reduzindo o desgaste e o custo das viagens para centros distantes. Além disso, tivemos a alegria de ver pacientes que receberam alta hospitalar após o início das operações, um testemunho do compromisso e da dedicação de nossa equipe em proporcionar o melhor cuidado possível”, comentou o médico.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!