sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Empreendimento de cobre da EroBrasil em Tucumã recebe licença de operação do Governo do Pará

Nesta quinta-feira (2), representantes da Semas estiveram em Tucumã para analisar o andamento das obras do empreendimento da EroBrasil no município e cumprimento de condicionantes junto à prefeitura. A mineradora firmou um termo de cooperação técnica com a gestão municipal e terá pelo menos 12 anos de produção após o início da operação.
O empreendimento é especializado em cobre e deve começar a operar no segundo semestre deste ano (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

O empreendimento para extração e produção de minério de cobre da EroBrasil, em Tucumã, no Sul do Pará, recebeu a licença de operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A informação foi confirmada pelo órgão, por nota, ao Fato Regional nesta sexta-feira (3). A previsão da mineradora é de começar a operar no segundo semestre deste ano.

A sede da EroBrasil em Tucumã, no sul do Pará. A mineradora é uma das maiores empresas de cobre do planeta (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Serão 12 anos de operação em Tucumã. Atualmente, a fase de construção, que está quase concluída, emprega mais de 1,7 mil pessoas. O investimento de instalação foi superior a US$ 305 milhões (cerca de 1,5 bilhão) que aqueceram a economia da cidade, da região e do estado. A expectativa é de que mais empregos sejam gerados durante a operação.

Nesta quinta-feira (2), a convite do prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes (União Brasil), o CEO da EroBrasil, Eduardo de Come e o secretário adjunto da Semas,  estiveram no município. Acompanhados de servidores da prefeitura e representantes locais do projeto, eles visitaram a sede da empresa, as obras e conheceram as cooperações da mineradora junto à gestão municipal.

O secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth; o CEO da EroBrasil, Eduardo de Come; e o prefeito de Tucumã, Dr. Celso. Eles visitaram a sede da mineradora, as obras e ações da empresa no município (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

Ainda nesta quinta-feira, o Fato Regional, em entrevista com o secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth, adiantou que o órgão encontrou um cenário positivo em Tucumã para a concessão da licença de operação. Ele informou que o Estado estabeleceu uma última condicionante à EroBrasil: firmar um termo de cooperação técnica entre a mineradora e a prefeitura. Essa condicionante foi atendida e a licença concedida nesta sexta-feira.

A expectativa é de que agora a EroBrasil possa cooperar ainda mais com o desenvolvimento de Tucumã, gerando empregos, participando de obras públicas e amparando a prefeitura em demandas específicas. Dr. Celso observa que empreendimentos de mineração costumam atrair muitas pessoas pelas expectativas de empregos e espera que a parceria siga garantindo qualidade de vida à população. E desenvolvimento da cidade pelos próximos 12 anos.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!