Enem 2022 abre inscrições no dia 9 de maio; confira o cronograma

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o principal vestibular do país, onde mais de 5 milhões de estudantes realizam as provas.
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As inscrições para a edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam no dia 09 de maio a partir das 10 horas da manhã. A informação foi descoberta após candidatos que tiveram o pedido de isenção confirmado receberem a mensagem de que deveriam esperar o prazo entre 09/05/2022 às 23h59 do dia 20/05/2022 (horário de Brasília-DF) para fazer as inscrições.

Com o prazo já divulgado, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já haviam anunciado que, neste ano, a prova inicialmente está marcada para o mês de novembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o principal vestibular do país, onde mais de 5 milhões de estudantes realizam as provas. A pontuação dá acesso a programas como o Sisu, para ingresso universidades públicas, e o Prouni, para bolsas de até 100% em universidades privadas.

Neste ano, o Inep registrou 1.949.448 solicitações de isenção da taxa de inscrição do exame, Dos quase dois milhões que solicitaram a isenção da taxa, 94.721 alegaram ausência na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021


Veja as principais datas da prova deste ano:
04 a 15 de abril – pedido de isenção e justificativa de ausência
22 de abril – resultado do pedido de isenção
25 a 29 de abril – recurso e pedido de análise do pedido de isenção.
09 a 20 de maio – período de inscrições.
data a definir – pagamento da taxa de inscrição.
data a definir – cartão da inscrição.
13 e 20 de novembro – aplicação do exame.
24 de novembro – gabarito do exame.
data a definir – resultado e vista pedagógica.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do G1 e MEC

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar