sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Escolas municipais Antônia Borges e Madre Carolina têm o melhor IDEB de Ourilândia do Norte

As duas escolas da rede municipal de Ourilândia do Norte, na política pública da Educação 5.0, tiveram saltos significativos de desempenho desde as avaliações de 2017 nos anos iniciais e nos anos finais. Cada unidade implantou diversas medidas e projetos para conquistar os resultados.
A escola Antônia Borges Ribeiro teve as notas mais altas no Ideb de Ourilândia e melhor desempenho nos anos iniciais, graças a vários projetos e medidas implantadas (Foto: Divulgação)

As escolas municipais Antônia Borges Ribeiro e Madre Carolina Friess, em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, foram os destaques locais pelo desempenho na avaliação 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As notas são calculadas com base no aprendizado dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática (Saeb) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Essa avaliação é realizada a cada dois anos.

Para a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte e para as comunidades das duas escolas, os resultados são motivo de celebração. “A conquista é mérito da união de toda comunidade escolar, compromisso dos professores, equipe pedagógica atuante, simulados frequentes, reforço nas habilidades não desenvolvidas, foco nas competências, apoio das famílias, alunos motivados e apoio da gestão municipal”, diz nota da prefeitura.

Mesmo com os impactos negativos da pandemia de covid-19, a escola Antônia Borges Ribeiro (anos iniciais) conseguiu um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e chegando a 5,7, em 2023. Já a escola Madre Carolina Friess (anos finais) partiu de 3,5 (2017) para 3,7 (2019) e marcou 4,5 na avaliação de 2023.

Através da Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte, a escola Madre Carolina Friess explicou como garantiu o salto de qualidade: “Projetos de leituras, feira de ciências e matemática, mostra de artes, participou das Olimpíadas de diversas áreas de conhecimento, potencializando assim o aprendizado, os simulados de questões que envolvem as competências de aprendizado passaram a fazer parte da rotina escolar como forma de habituar os estudantes para avaliações mais longas com questões objetivas que demandam do preenchimento do gabarito para assim efetivar a correção. São detalhes e dedicação que fazem a diferença”.

Nos últimos quatro anos, Ourilândia do Norte tem tido a educação pública sendo destaque não só no Ideb, como também na participação em competições nacionais. Primeiro foi uma turma em segundo lugar na 47ª Mostra de Foguetes, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Depois o professor Romis ser premiado como um dos melhores professores de Matemática do Brasil. E então dois alunos medalhistas de ouro e entre os 10 melhores do estado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!