sábado, 15 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Estudantes de Ourilândia conquistam 2º lugar na 47ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

O evento é uma extensão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Alunos foram recebidos com honra no retorno a Ourilândia do Norte.
Os alunos da equipe vice-campeã foram recebidos com festa dos professores, colegas, empresários apoiadores e o prefeito Dr. Júlio (Foto: Aacom PMON)

Luiz Fernando, Davi, Caíque e Gustavo, alunos da escola municipal Professor Deilton Dias, de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, conquistaram o segundo lugar da 47ª Mostra de Foguetes. Foi um evento extensivo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A equipe vice-campeã foi recebida com festa e já inspiram outros alunos a se dedicarem às ciências.

A vitória dos alunos teve apoio dos professores, da Semed, de empresários de Ourilândia e da gestão do prefeito Dr. Júlio e do vice-prefeito Alesssandro (Foto: Ascom PMON)

 

O projeto do qual os alunos fazem parte começou em 2022, com supervisão da professora Aline Magalhães e potencializado pela diretora Sônia Pimenta, com todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte (Semed). O secretário professor doutor José Leite agradeceu ao suporte dado pela gestão do prefeito Dr. Júlio César (Avante) e vice-prefeito Alessandro Machado (Avante). Empresários da cidade também patrocinaram a viagem dos estudantes.

Para os alunos, a experiência foi inesquecível. Foi um momento de conhecer outro estado, outras pessoas e lidar com profissionais da astronomia e astronáutica. “Muito gratificante. Pela primeira vez saímos da nossa cidade e fomos participar de um evento nacional, no Rio de Janeiro, com vários profissionais e pessoas diferentes. E conquistamos o segundo lugar. Estamos muito felizes!”, disseram Luiz Fernando e Davi.

“Esperamos que no ano que vem possamos mandar ainda mais equipes, de avião ou de ônibus. Mas o principal é incentivar e estimular que mais estudantes participem e possam trazer mais conquistas como essa. Foi um trabalho de muitas mãos e só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, comentou José Leite. O prefeito Dr. Júlio pessoalmente foi à escola Deilton Dias para cumprimentos os alunos e participar da festa de comemoração pela vitória.

Na avaliação da professora Aline Magalhães, cheia de orgulho da equipe, a conquista do segundo lugar, numa competição escolar nacional, é o resultado de um projeto bem-sucedido. “É com esses projetos que conquistamos futuros cidadãos interessados e compromissados com o futuro do nosso país”, disse.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Prefeitura de Ourilândia do Norte)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!