quarta-feira, 9 de outubro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ferramenta do TSE para WhatsApp permite checar fake news; veja como usar

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em uma medida contra a disseminação de informações falsas, as chamadas fake news no período eleitoral, está disponível o “Tira Dúvidas TSE”, Tribunal Superior Eleitoral. A ferramenta fica no aplicativo de mensagens, WhatsApp, por onde é comum o compartilhamento de mensagens e notícias falsas.

Em parceria do TSE com agências de checagens, a funcionalidade vai ajudar os cidadãos a checarem, na hora, se aquela informação é mesmo real ou não se passa de mais uma invenção. Para isso, é preciso buscar por termos na conta oficial do TSE no WhatsApp. Caso a palavra ou expressão ainda não tenha sido checada por outros eleitores, a informação é encaminhada para o grupo de checadores de fatos.

Com mais de 530 mil inscritos para receber informações confiáveis, a conta verificada do TSE no WhatsApp permite mais interação com o Tribunal e vem tirando dúvidas dos eleitores sobre as eleições.

Para o primeiro uso, é importante enviar um “oi” para o TSE, no telefone de 61 99637-1078 no WhatsApp, clicar neste link para ter acesso ao chat ou então apontar sei celular para o QR Code abaixo:


A criação do assistente virtual do TSE faz parte da parceria do WhatsApp com o Tribunal, estabelecida de forma inédita em 2020 e renovada para 2022. A ferramenta foi desenvolvida gratuitamente pela empresa Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo. O bot é resultado de um acordo de cooperação entre o órgão e a plataforma para reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral.

Com informações do TSE