sábado, 7 de dezembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Fumaça de queimadas atinge reserva ambiental em São Felix do Xingu

Segundo imagens exibidas no Jornal Hoje, local possui pelo menos cinco focos de incêndios ilegais.

Uma intensa fumaça provocada por queimadas que tomam conta de parte da floresta, na região sudeste do Pará, atingiu a reserva ambiental Triunfo do Xingu, no município de São Félix do Xingu. O local possui pelo menos cinco focos de queimadas. Segundo o Governo do Estado, equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão no local há cinco dias, realizando operações contra o desmatamento ilegal.

Em uma fazenda da região onde, segundo denúncias, o incêndio teria começado, funcionários afirmaram que atearam fogo em cinco mil hectares de terra. Ainda de acordo com os trabalhadores, o objetivo era queimar mais de 20 hectares.

Segundo o exército brasileiro, 47 militares foram enviados ao município para combater os incêndios florestais na região. A equipe segue trabalhando em um levantamento para identificar novos focos de incêndio.

As queimadas têm repercutido internacionalmente, e o presidente Jair Bolsonaro autorizou o envio de tropas das Forças Armadas ao Pará e outros estados.

Desde o domingo (25), um centro de operações foi instalado no Comando Militar do Norte, em Belém, para planejar, executar e monitorar as ações para conter e evitar novos focos de incêndio e desmatamentos ilegais.

Militares das Forças Armadas foram enviados a Altamira nesta segunda-feira (26) para dar apoio às ações.

Os militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva devem ficar preparados, de sobreaviso, caso seja necessário o emprego da tropa nas áreas de queimadas. O local fica distante da sede do município. Ainda não foi definida uma data para o deslocamento para essas áreas.

Segundo o governo federal, o Parna Campos dos Ferruginosos é uma das regiões que recebeu a Força Nacional de Segurança Pública.

Com informações do G1 Pará