sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Gabriel Urbano, de Tucumã, se forma em Psicologia e se prepara para iniciar atendimentos online em Goiás e no Pará

Aos 23 anos, o jovem filho de Tucumã é mais um talento das terras da Região de Integração do Araguaia a conquistar o sonho do ensino superior. Ele se prepara também para ter especializações na área na qual deve atuar em Goiás e de forma on-line também para o estado do Pará
Gabriel Urbano, de Tucumã, agora é um psicólogo profissional e em breve vai começar a atender on-line pessoas do Pará e de Goiás (Foto: Acervo pessoal cedido ao Fato Regional)

Filho de Tucumã, no Sul do Pará, Gabriel Urbano se formou em Psicologia pelo Centro Universitário FacUnicamps, em Goiás. A cerimônia de colação de grau ocorreu nesta quarta-feira (24). Após as celebrações, ele agora está dando entrada nos processos e documentação para que possa começar a atender. Ele deverá focar nos públicos de Goiás e também no Pará com sessões online.

A coleção de grau de Gabriel Urbano ocorreu neste dia 24 de abril de 2024 (Foto: Acervo pessoal cedido ao Fato Regional)

Gabriel tem 23 anos e sempre morou em Tucumã, até que se mudou para Goiás para cursar Psicologia na FacUnicamps. A trajetória no curso foi concluída com uma nota 10 no trabalho de conclusão de curso. O tema foi “Impactos da pandemia da covid-19 no desenvolvimento infantil: uma revisão bibliográfica”, sob orientação do Prof. Me. Wanderson Barreto. Fez estágios e atendeu na clínica da faculdade, com foco em adultos.

A defesa de TCC de Gabriel Urbano e equipe, falando sobre como a pandemia de covid-19 afetou o desenvolvimento de crianças (Foto: Acervo pessoal cedido ao Fato Regional)

Ao Fato Regional, Gabriel disse que pretende seguir em Goiás, onde já está de olho em algumas especializações que são presenciais. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer à família e aos colegas de curso — sobretudo quem dividiu a defesa do TCC com ele, Joana Karoline Gomes, Pamella Emilly Nascimento, Rebeca Ester Félix — para acreditarem nele e apoiarem a carreira de mais um jovem tucumaense que superou os limites municipais e divisas estaduais em busca de sonhos.

“Uma das razões pelas quais quero fazer o atendimento on-line para Tucumã é que percebo que há um déficit de profissionais de saúde mental na região Sul do Pará. Notei essa lacuna desde um projeto que fiz, no último ano do ensino médio, falando sobre depressão — eu já estava com um pé na Psicologia — e percebi como foi difícil encontrar. E segue sendo difícil até mesmo para indicar alguém que precisa de atendimento presencial. Então quero ser um profissional que também possa ser alguém da região, que conhece os contextos e vivências da região, para atender o povo de Tucumã e outros municípios da área”, diz Gabriel.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!