sexta-feira, 29 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governo Federal vai comprar vacinas da Pfizer e Janssen contra covid-19

Serão 138 milhões de doses com entregas parceladas até o final do ano
(Foto: Johnson & Johnson / Divulgação)

Após muita pressão e com atraso, o Governo Federal assinou dois contratos para a compra de mais 138 milhões de doses de vacina contra a covid-19. O Ministério da Saúde informa que são 100 milhões de doses da Pfizer/BioNTech e outros 38 milhões pela Janssen, braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson. A entrega está prevista para até final do ano. Porém, o Brasil já poderia ter as doses do imunizante da Pfizer, se o governo brasileiro não tivesse recusado várias ofertas de pré-venda.

A vacina da Pfizer/BioNTech, que requer duas aplicações, tem registro definitivo no Brasil. A da Janssen, de dose única, ainda não tem autorização para ser aplicada no Brasil e nem registro emergencial. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deverá agilizar os trâmites de aprovação a partir de agora. Com esses contratos, o país já tem mais de 562 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 contratadas para 2021 em nível nacional.

Pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a quantidade anunciada seria suficientes para vacinar cerca de 83,6 milhões de pessoas. A Pfizer prevê a entrega de 13,5 milhões entre abril e junho e outros 86,5 milhões de julho a setembro. O contrato com a Janssen estabelece a entrega de 16,9 milhões de julho a setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro.


“Cabe ressaltar que o cronograma de entrega das vacinas é enviado ao Ministério da Saúde pelos laboratórios e está sujeito a alterações, de acordo com a disponibilidade de doses e a real entrega dos quantitativos realizada pelos fornecedores”, comunicou o MS, por nota.

(Da Redação Fato Regional)