O instituto Paraná Pesquisas confirmou que, oficialmente, vai incluir o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), nos levantamentos para as eleições presidenciais de 2026. A informação foi revelada, a princípio, pela colunista Bela Megale, de O Globo. Há alguns meses, a tese seria de que ele poderia vir como candidato a vice-presidente.
Desde a pandemia de covid-19, o governador tem se projetado no cenário nacional, participando de discussões com outros governadores do Brasil e com parlamentares. Também tem participado de vários eventos e há alguns dias foi sabatinado no Roda Viva, um dos mais antigos e conceituados programas de entrevista da TV brasileira.
Mais recentemente, Helder se tornou um expoente nacional e internacional nas discussões sobre meio ambiente, Amazônia e bioeconomia. O Pará, em 2025, será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e neste ano sediou o evento global Diálogos da Amazônia, com intensa atuação do governador e presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Helder ainda não comentou a pesquisa e nem se vai realmente testar o próprio nome nas eleições de 2026. Entre outros governadores cotados para disputar a sucessão de Lula estão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Raquel Lyra (PSDB-PE).
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações de O Globo)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Câmara dos Deputados vai debater se arroz no Brasil será enriquecido com nutrientes extras
- Prefeita Majorri e vice Alecio avançam com recuperação de vicinais e pontes em Floresta do Araguaia
- Mercado municipal e rodoviária de Ourilândia do Norte estão em obras de ampliação em parceria entre a Vale e a Prefeitura
- CPI das ONGs promove audiência em São Félix do Xingu e investiga atuação de organizações na Desintrusão da Apyterewa