O Hospital Municipal de Tucumã, no Sul do Pará, começou a receber os primeiros pacientes nesta segunda-feira, 10 de junho. O prefeito Dr. Celso Lopes (União Brasil) esteve no local, acompanhando a abertura do espaço, que vai cuidar da população tucumaense que precisar do atendimento de urgência e emergência 24 horas. A operação tem cooperação com a rede privada. E assim, a saúde pública do município entra numa nova fase, com um projeto que o povo espera há 36 anos, desde a emancipação.
Na manhã desta segunda-feira (10), a população já começou a utilizar os serviços do Hospital Municipal de Tucumã. O prefeito acompanhou de perto. E como médico, inclusive deu algumas orientações a quem chegava e viu de perto o primeiro dia de funcionamento.
Leidiane de Souza foi uma das pacientes do primeiro dia. “Antes a gente precisava ir para Ourilândia ou até mesmo Redenção para conseguir atendimento e agora temos nosso próprio hospital em Tucumã. Demorou muito para termos esse espaço para nós, mas finalmente estamos vendo funcionar. Bom demais!”, comentou enquanto aguardava a vez dela.
Na primeira etapa do HMT, a unidade hospitalar conta com 40 leitos, estruturação do setor de urgência e emergência, ala de diagnósticos com laboratório de bioquímica, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x, além de pavimentação, iluminação e paisagismo parcial. O prefeito agradeceu ao governador Helder Barbalho (MDB) por acreditar no projeto, que é considerado uma das maiores obras da história de Tucumã.
Dr. Celso explicou que o Hospital Municipal não vai acabar com os hospitais particulares de Tucumã. Quem for encaminhado da unidade pública — para tratamentos mais específicos ou internações superiores a 24 horas —, poderá escolher se quer ir para o Hospital Nossa Senhora de Nazaré ou Hospital Santo Agostinho, além de escolher o médico que vai atender, se for o caso. A decisão caberá ao paciente ou acompanhante.
“O paciente que estiver necessitando de atendimento de urgência, apresentando febre, dor, problemas respiratórios, pode procurar o Hospital Municipal de Tucumã. Temos médico plantonista 24 horas. Ressalto que Tucumã paga à rede privada conveniada um preço bem superior à tabela do Governo Federal e com recursos próprios do município”, disse o prefeito Dr. Celso.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeito João Cleber convida povo de São Félix do Xingu para inauguração da ponte sobre o rio Fresco
- Ato em São Paulo pede impeachment do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Lula
- Primeiros voos da Azul ligando Ourilândia do Norte a Parauapebas e Belém começam nesta segunda, 10 de junho
- Mais de 335 mil eleitores devem ir às urnas para as Eleições 2024 no Sul do Pará; Redenção e São Félix do Xingu têm maior número de eleitores
- Mais de 33 mil famílias no Sul do Pará ainda não aderiram ao benefício da Tarifa Social de Energia; veja como fazer