Mais de 30 mil mudas foram distribuídas a agricultores de São Félix do Xingu, no sul do Pará, em uma ação integrada do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da prefeitura, sob a gestão do prefeito João Cleber (MDB). A iniciativa é uma forma de dar opções de rentabilidade aos produtores rurais, com espécies que se adaptam bem ao clima e solo da região, aliando economia com a recuperação florestal e preservação ambiental.
A ação conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu. As mudas distribuídas incluem cacau, açaí, golosa — uma fruta típica e de que vem conquistando mercados no Pará, no Brasil e no mundo — ipê e outras espécies frutíferas ou não. Para o gerente da Região Administrativa do Xingu do Ideflor-Bio, Denimar Rodrigues, a iniciativa fortalece o meio ambiente com a recomposição de áreas verdes e a economia com a geração de emprego e renda.
“Essa parceria com diferentes setores é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da região. A distribuição das mudas contribui para a restauração de áreas degradadas, promovendo a recuperação dos recursos naturais e a conservação da fauna e flora local. Esperamos que mais áreas degradadas sejam restauradas. A conscientização ambiental e o trabalho conjunto entre instituições públicas e privadas são fundamentais para a construção de um futuro sustentável para São Félix do Xingu e para todo o Pará”, diz Denimar.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Após o carnaval, poucas folgas e feriados prolongados sobraram em 2024
- Golosa: fruta exótica e agroecológica de São Félix do Xingu conquista mercado e estimula preservação da floresta
- Arquidiocese de Belém critica escola de samba de São Paulo que homenageou Fafá de Belém e usou imagem de Nossa Senhora de Nazaré
- Bolsonaro convoca ato em São Paulo com apoio de pastor Silas Malafaia e torcidas organizadas marcam protesto no mesmo dia
- Segup aponta redução da crimes violentos em São Félix do Xingu e outros 14 municípios sob a operação Curupira