O advogado Cristiano Zanin será empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3). O novo ministro vai substituir Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos. A cerimônia foi marcada para 16h e deve durar cerca de 15 minutos.
Estarão presentes amigos e familiares de Zanin, além de ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou presença no evento. A sessão será aberta pela presidente do STF Corte, ministra Rosa Weber.
Após a primeira parte da cerimônia, novo ministro Zanin prestará juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Não há previsão de discurso.
Zanin chegou ao Supremo após ser indicado por Lula. Ele foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o plenário da Casa. Parlamentares aprovaram a i9ndicação. O novo ministro atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.
Nascido em Piracicaba, Zanin tem 47 anos e é formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- II Jornada Pedagógica de Ourilândia do Norte é concluída com êxito e deixa profissionais motivados
- Nossa Senhora de Nazaré: Imagem Peregrina visita o sudeste do Pará nos dias 4, 5 e 6 de agosto
- Suposto maior grupo devastador da Amazônia é alvo de operação da Polícia Federal no Pará; principal suspeito foi preso
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)