quinta-feira, 18 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Lei permite que pessoas com qualquer graduação ingressem nos Bombeiros como oficiais

O concurso com 1.943 vagas deve ter o edital publicado ainda neste semestre e já vai prever a possibilidade de graduados em várias áreas diferentes. Antes. só era permitido graduados em Direito.
Qualquer graduação agora é aceita para cargo de oficial nos concursos públicos dos bombeiros. Para praças, continua sendo exigido o ensino médio completo (Foto: Bruno Cecim / Agência Pará / Imagem Ilustrativa)

A Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) anunciou, em agosto deste ano, o novo concurso para Oficiais e Praças Bombeiros Militares. O certame está previsto para o segundo semestre deste ano. Serão ofertadas, ao todo, 1.943 vagas, sendo 120 para oficiais graduados — que agora poderão ser de qualquer graduação — e 1.823 para praças com ensino médio completo, que ingressarão no Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).


Nesta segunda-feira (4), foi sancionada a lei estadual n° 10.028/2023, que institui a obrigatoriedade do diploma de graduação expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A apresentação do diploma no Curso de Formação de Oficiais Combatentes do CBMPA é obrigatória para as vagas de oficial. Para praças, é exigido comprovante de conclusão de ensino médio, além dos demais requisitos previstos no edital.

A nova legislação altera a lei n° 6.629/04, que estabelecia o ingresso em cargos de oficial da corporação apenas para graduados no curso de bacharel em Direito. Pela nova lei, já em vigor, toda graduação de ensino superior devidamente comprovada se encaixa nos novos critérios estabelecidos para o ingresso no CBMPA. O edital do concurso ainda não tem data confirmada para publicação. Os interessados fiquem atentos a quaisquer novas atualizações sobre o assunto. Novas informações serão publicadas no site e nas redes sociais oficiais do CBMPA.