domingo, 14 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Mais de 75 mil estudantes fizeram a pré-matrícula na rede estadual de ensino

O calendário letivo de 2022 está previsto para iniciar no dia 08 de março
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

A pré-matrícula escolar é um processo fundamental que assegura aos estudantes o direito a uma vaga nas redes públicas de ensino. No Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou o procedimento no dia 27 de dezembro de 2021 e encerrou nesta segunda-feira (31). Das 160 mil novas vagas disponibilizadas para o calendário letivo de 2022, mais de 75 mil foram preenchidas em todas as regiões.

Foram viabilizados dois mecanismos para efetuar as inscrições, sendo eles o site (www.seduc.pa.gov.br) ou a central de atendimento telefônico (0800.280.0078). Quem não conseguiu realizar a pré-matrícula dessa forma, terá outra oportunidade a partir do dia 21 de fevereiro, indo diretamente nas unidades escolares, caso haja saldo remanescente de vagas nos espaços de aprendizagem desejados.

Confirmação de matrícula

De acordo com a secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, a procura pelas vagas disponibilizadas pela Seduc foi bastante positiva. “Nossas escolas estarão no período de 1º a 18 de fevereiro, recebendo os alunos, pais ou responsáveis que fizeram a sua pré-matrícula através do site ou através da central de atendimento telefônico, para que efetuem a confirmação das suas inscrições e possam estar devidamente aptos para o ano letivo de 2022”, ressaltou.

Para a confirmação das matrículas são necessários os seguintes documentos: original e cópia da certidão de nascimento, certidão do registro civil ou RG; original e cópia do CPF e do comprovante de residência atual; duas fotos 3×4 recentes; carteira de vacinação (crianças, jovens e adultos); comprovante de imunização contra a Covid-19 (para quem tiver acima dos 12 anos); inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – somente a cópia da frente (folha resumo) e a ressalva ou histórico escolar originais.

Vacinação

Elieth Braga é titular da Seduc. Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

A Secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou que é solicitada durante a confirmação da matrícula escolar, a apresentação da carteira de vacinação geral e o comprovante de imunização contra a Covid-19, sendo este último para alunos que estão na faixa etária de atendimento do calendário vacinal. “Essa medida é fundamental para que possamos evitar a propagação de outras doenças em nossos espaços de aprendizagem”, destacou a titular da Seduc.

Cronograma

– 1º/02 a 18/02/2022: Período de confirmação das novas matrículas.

– 1º a 04/02/2022: Confirmação de novos alunos com deficiência.

– 07 a 11/02/2022: Confirmação de matrícula para novos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; das turmas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental I; da 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental, Saberes da Terra – Fundamental, Some Fundamental, Educação Infantil Indígena – Pré-Escola, Educação Indígena Ensino Fundamental I e II, e 1ª à 4ª etapa da EJA Fundamental Indígena, Ensino Médio Regular.

– 14/02 a 18/02/2022: Confirmação de matrícula para alunos novos do Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série); 1ª e 2ª etapas da EJA Médio, Sistema Educacional Interativo (SEI), Sistema Modular de Ensino (Some) Médio, Ensino Médio EJA Campo, Educação Indígena Ensino Médio.

A partir do dia 21/02/2022 até o dia 07/03/2022 – Matrícula de novos alunos sem pré-matrícula, na própria escola, considerando o saldo de vagas remanescentes de cada espaço de aprendizagem.

Vale lembrar que a renovação de matrícula dos estudantes que vão permanecer na rede estadual de ensino em 2022, ocorrerá de forma automática, após o resultado avaliativo final.


Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

 

 

 

 

 

 

Fonte – Agencia Para