domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ministro Onyx Lorenzoni pede prazo de 30 dias para encontrar solução para demanda dos Garimpeiros no Pará

Ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, reúne com líderes garimpeiros do Pará, prefeitos da PA-279 e parlamentares da bancada paraense em Brasília - Foto: Rafael Carvalho (Casa Civil)

O presidente Jair Bolsonaro, durante reunião com Garimpeiros de Ourilândia do Norte no sudeste paraense, prometeu, nesta terça-feira, 5, tomar providências contra a destruição de máquinas realizadas durantes as operações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais situações apresentadas, além disso, o presidente também pediu aos garimpeiros o nome do responsável pela ação no estado do Pará, momentos antes da reunião.

Na última semana de outubro, os garimpeiros da região sul e sudeste do estado, fecharam importantes rodovias no Pará (PA-279 e BR-155), em protesto contra a ação do Ibama na região. A PA-279, em Ourilândia do Norte, ficou fechada por 5 dias.

Na reunião, ocorrida ao meio de hoje, 5 de novembro, segundo o deputado federal, Éder Mauro, o ministro Onyx Lorenzoni pediu um prazo de 30 dias (um mês) para que junto com os ministérios ligados ao assunto, possam encontrar medidas para atender as demandas dos garimpeiros do Brasil, principalmente do estado do Pará, da melhor forma possível.

O prefeito de Ourilândia, Dr. Veloso, juntamente com o vereador Francival e deputado Joaquim Passarinho, também acompanharam a reunião. “Fomos muito bem recebidos pelos ministros durante uma reunião que acredito que irá trazer um resultado positivo para os nossos Garimpeiros. Agora, vamos esperar o prazo estipulado pelo ministro Onyx. Parabéns aos representantes dos Garimpeiros que souber defender muito bem suas teses de luta para trabalhar dentro da legalidade”, destaca Veloso.

Também esriveram presentes na reunião: Luiz Eduardo Ramos, Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República; Augusto Heleno, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia; Washington Leonardo Guanaes Bonini, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Fabrício da Soller, Advogado Geral da União Adjunto; Secretaria-Geral da Presidência da República; Ministério do Meio Ambiente; Zequinha Marinho, Senador PSC/PA; Delegado Éder Mauro, Deputado Federal PSD/PA; Hélio Leite, Deputado Federal DEM/PA, ministro- chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.


O prefeito Adelar Pelegrini, de Tucumã, e demais prefeitos que compreendem a PA-279, também esteviveram presentes na reunião.

Da Redação Fato Regional