domingo, 3 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Municípios do sul do Pará começam 2024 com alerta de chuvas intensas

O alerta emitido pelo Inmet foi de nível laranja, o segundo mais grave na escala de riscos potenciais, e que deve seguir até esta quarta-feira (3) ou mesmo ser prolongado
Santana do Araguaia deve ser uma cidades mais afetadas pelas fortes chuvas previstas nesta primeira semana de 2024 (Foto: Prefeitura de Santana do Araguaia / Arquivo)

Os municípios do sul do Pará — ou região de integração do Araguaia — estão em alerta para chuvas intensas, que podem ocorrer até esta quarta-feira (3). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com nível laranja, o segundo mais grave na escala de riscos potenciais. Há possibilidades de fortes ventanias, inundações e raios.

Apesar de todos os municípios estarem na área prevista pelo Inmet para as chuvas intensas, o clima mais severo deve se focar nas cidades mais próximas às divisas com o Tocantins e com o Mato Grosso, como Cumaru do Norte, São Félix do Xingu, Santa Maria das Barreiras, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Sapucaia e Xinguara.

As chuvas mais intensas devem ocorrer nas cidades mais próximas das divisas com o Tocantins e com o Mato Grosso (Foto: Inmet)

Pelo alerta laranja, o Inmet prevê chuvas que devem variar entre 30 e 60 milímetros por hora — a partir de 50 mm/h já é considerada chuva intensa ou violenta —, chegando ao máximo de 100 mm por dia. Além disso, são previstos ventos fortes, com velocidade de 60 a 10 quilômetros por hora. Essas condições podem levar a queda de árvores, rompimento de cabos e insegurança no trânsito.

Veja quais cidades estão sob o alerta laranja do Inmet:

  1. São Félix do Xingu
  2. Ourilândia do Norte
  3. Tucumã
  4. Santana do Araguaia
  5. Água Azul do Norte
  6. Bannach
  7. Pau D’Arco
  8. Cumaru do Norte
  9. Redenção
  10. Xinguara
  11. Sapucaia
  12. Conceição do Araguaia
  13. Floresta do Araguaia
  14. Santa Maria das Barreiras
  15. Rio Maria

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!