Há 20 anos, o mutirão comunitário “Clean Up” de limpeza dos rios Fresco e Xingu marca o início do veraneio em São Félix do Xingu, no sul do Pará. Somente neste domingo (2), os participantes do esforço conseguiram retirar 5.272,8 quilos (5 toneladas) de resíduos. O evento é uma espécie de gincana, que premia os participantes que mais ajudaram na limpeza das águas.
Os barcos dos participantes da gincana voltaram cheios. Muita coisa podia ser reaproveitada e foi encaminhada para a cooperativa de reciclagem de São Félix do Xingu, como explicou Sérgio Benedetti, secretário municipal de Meio Ambiente. No ano passado, foram quase 6 toneladas de resíduos coletados.
“Esse evento marca o início do veraneio em São Félix do Xingu, esse paraíso ecológico nesse rio maravilhoso que temos. A administração do prefeito João Cléber está sendo muito séria no sentido de preservar as nossas belezas naturais. Muito se fala sobre meio ambiente no Brasil e no mundo. Não vai ser diferente na nossa cidade”, comentou Benedetti.
A quantidade de lixo retirada a cada ano das águas dos rios Xingu e Fresco impressiona a cada ano. E choca pelo tipo de resíduo encontrado: pneus, caixas, metais diversos, móveis e até eletrodomésticos. “Esperamos que a comunidade tenha consciência ambiental e nos ajude a preservar toda essa beleza que temos em São Félix do Xingu”, concluiu o secretário de Meio Ambiente.
Leia mais, no Fato Regional:
- Verão 2023: conheça os melhores lugares para visitar São Félix do Xingu, no sul do Pará
- Gado, soja, mandioca e cacau colocam Pará no topo da agropecuária do Norte do Brasil
- Pará registra quase mil casos de hepatites desde 2022
(Da Redação do Fato Regional)
Nos siga no Facebook e no Instagram!