As obras da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará, estão acelerando. Mais de 80% de um dos projetos mais grandiosos na gestão do prefeito João Cleber (MDB), em parceria com o Governo do Estado, através do governador Helder Barbalho (MDB), estão concluídos. O lançamento das vigas metálicas e de concreto do lado da Taboca já foram finalizados e os operários da empresa Paulitec — responsável pela obra — já iniciaram os procedimentos para as instalações na outra margem.
“Concluímos o lançamento das 16 vigas de concreto e 4 metálicas na Taboca na última quinta-feira (4). Agora vamos atravessar para a margem São Félix, onde serão mais 4 metálicas e 20 de concreto. Conseguimos encerrar essa etapa num prazo menor do que o previsto e avançamos já com a instalação de algumas pré-lajes e a execução das transversinas. A ponte está tomando forma. Após a conclusão dessa fase, serão executadas as lajes”, explicou o engenheiro Natanael Silva, responsável pela obra da ponte sobre o rio Fresco.
A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau. Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.
“É satisfatório já ver como a obra está adiantada, nesse projeto em parceria com o governador Helder Barbalho, que tanto tem feito pelo nosso município. Está cada vez mais perto da conclusão para beneficiar a população de São Félix do Xingu, principalmente nossos produtores, facilitando a integração de todas as regiões da cidade sem a necessidade de uma balsa para a travessia. Esse é um sonho antigo do povo xinguense e que está se tornando realidade. E agradeço a Deus por estar vendo essa realização”, comentou o prefeito João Cleber.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Distritos de São Félix do Xingu terão ação de cidadania de 13 a 19 de abril, com emissão de documentos, orientação jurídica e regularização eleitoral
- Presidente do Senado diz que regulamentação de redes sociais é inevitável
- Governo do Pará aumenta vale alimentação de todos os servidores estaduais em R$ 500
- Luta entre Michel Pereira e Makhmud Muradov pelo UFC Rio de Janeiro, em maio, está cancelada