sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Obras da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, seguem avançando em ritmo acelerado

A etapa de lançamento das vigas de concreto e de metal foi concluída na margem Taboca, e a execução das pré-lajes está em andamento e num prazo menor do que o estimado. Com isso, as obras ganham novo ritmo na margem São Félix e avançam cada vez mais rápido para a conclusão de um sonho antigo do povo xinguense
Com a conclusão da primeira parte do lançamento das vigas de concreto, de metal e das primeiras pré-lajes, já é possível ver a ponte sobre o rio Fresco tomando forma (Foto: Fato Regional)

As obras da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará, estão acelerando. Mais de 80% de um dos projetos mais grandiosos na gestão do prefeito João Cleber (MDB), em parceria com o Governo do Estado, através do governador Helder Barbalho (MDB), estão concluídos. O lançamento das vigas metálicas e de concreto do lado da Taboca já foram finalizados e os operários da empresa Paulitec — responsável pela obra — já iniciaram os procedimentos para as instalações na outra margem.

“Concluímos o lançamento das 16 vigas de concreto e 4 metálicas na Taboca na última quinta-feira (4). Agora vamos atravessar para a margem São Félix, onde serão mais 4 metálicas e 20 de concreto. Conseguimos encerrar essa etapa num prazo menor do que o previsto e avançamos já com a instalação de algumas pré-lajes e a execução das transversinas. A ponte está tomando forma. Após a conclusão dessa fase, serão executadas as lajes”, explicou o engenheiro Natanael Silva, responsável pela obra da ponte sobre o rio Fresco.

Com 480 metros de extensão, a ponte vai integrar de forma mais fácil o distrito da Taboca e a sede de São Félix do Xingu (Foto: Fato Regional)

A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau. Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.

Após uma vistoria na ponte nesta terça-feira, 9 de abril, o prefeito João Cleber agradeceu ao governador Helder Barbalho por todo o apoio no desenvolvimento de São Félix do Xingu e a Deus e ao povo xinguense pela oportunidade de ver o sonho se realizar (Foto: Fato Regional)

“É satisfatório já ver como a obra está adiantada, nesse projeto em parceria com o governador Helder Barbalho, que tanto tem feito pelo nosso município. Está cada vez mais perto da conclusão para beneficiar a população de São Félix do Xingu, principalmente nossos produtores, facilitando a integração de todas as regiões da cidade sem a necessidade de uma balsa para a travessia. Esse é um sonho antigo do povo xinguense e que está se tornando realidade. E agradeço a Deus por estar vendo essa realização”, comentou o prefeito João Cleber.

A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!