Nove cidades na porção centro-sul do Pará estão sob alerta vermelho — o nível mais grave — para uma onda de calor, como informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno tem atingido outros estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, elevando as temperaturas em até 5ºC a mais que o normal para este período. Ao todo, as populações de 15 estados brasileiros estão em risco.
O alerta vermelho do Inmet deve seguir até as 23h59 do dia 17 de novembro. Até lá, a recomendação do é de que a população se mantenha constantemente hidratada e tente se refrescar sempre que possível. Atividades com exposição ao sol não são recomendadas. E caso necessária a exposição, é importante usar protetor solar e roupas leves, mas que protejam o máximo possível da pele. O uso de chapéus e sombrinhas é recomendado.
Em meio à onda de calor, nesta terça-feira (14), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um recorde de demanda por energia elétrica no Brasil, através do Sistema Interligado Nacional (SIN), passando de 101 megawatts. O recorde anterior havia sido nesta segunda (14), com pouco mais de 100 mil megawatts. Estima-se que mais pessoas estejam usando aparelhos de ar condicionado e ventiladores.
Confira todos os municípios em alerta para a onda de calor no Pará:
- Altamira
- Cumaru do Norte
- Itaituba
- Jacareacanga
- Novo Progresso
- Ourilândia do Norte
- Santa Maria das Barreiras
- Santana do Araguaia
- São Félix do Xingu
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional. Reprodução somente mediante autorização)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Folia de Reis de Ourilândia do Norte é contemplado no edital que premia artistas do Pará e do Maranhão do Instituto Cultural Vale
- Campanha de vacinação contra a gripe no Pará visa aplicar 2,7 milhões de doses em todo o estado
- Roda Viva: governador Helder Barbalho fala sobre COP 30, meio ambiente, mineração, segurança e educação na Amazônia
- Segunda etapa da desintrusão tem imóveis destruídos e animais abandonados na Apyterewa, em São Félix do Xingu