sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Parauapebas: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam sobre riscos de queimadas; região teve 23 casos em 20 dias

Além de crime ambiental e os riscos de incêndios graves, os órgãos advertem sobre as doenças respiratórias causadas pelas queimadas
Erick Nascimento, coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, alerta para incêndios florestais e outras ações com fogo, como queimar lixo. (Foto: Orion Lima / Prefeitura de Parauapebas)

Entre os dias 1 e 20 de junho, Parauapebas, no sul do Pará, registrou 23 casos de queimadas. O levantamento é da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar, que fazem um alerta para atividades com fogo: além de incêndios graves, há riscos à saúde pela fumaça. A Secretaria Municipal de Saúde informa que esses períodos geram superlotação de unidades de saúde.

As chuvas não ocorreram como o previsto para o mês de junho. No ano de 2022, o período chuvoso se prolongou, chegando a 66 mm de chuvas. Neste ano, o quantitativo caiu para 1,2 mm.

“Isso aumentou o índice de queimadas, principalmente nos bairros em que existem lotes vazios e queimas de lixos domésticos. Além disso, estamos no período do El Niño na região, trazendo a seca com mais força”, relata o coordenador da Defesa Civil Municipal de Parauapebas, Erick Nascimento.

LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

O subcomandante do 23º Batalhão Militar de Bombeiros de Parauapebas, tenente Paulo Victor Furtado, explicou que os bairros mais afetados e com maior índice de casos registrados são: Cidade Jardim, Nova Carajás, Beira Rio e Parque dos Carajás.

“Orientamos que a sociedade não faça queimadas de lixo domésticos, mantenham seus lotes limpos e evitem tocar fogo nesse período em que não ocorrem as chuvas, pois falta de chuva deixa o solo mais seco e propício ao surgimento de focos de incêndio. Em caso de queimadas, denuncie através do CCO no 190 ou no 193 do Corpo de Bombeiros”, orientou o tenente.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Prefeitura de Parauapebas)

NOS SIGA NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM!