domingo, 3 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Período de chuvas demanda muito cuidado com a rede elétrica para evitar acidentes; veja dicas de segurança e prevenção

O período de chuvas na Amazônia costuma ser marcado por muitos relâmpagos e que podem levar a riscos diversos em diferentes situações envolvendo a rede elétrica
Tempestades com raios são os momentos mais delicados e que exigem muito mais cautela por parte da população (Foto: Freepik / Via Equatorial Pará)

Com a chegada do “inverno amazônico”, começa um período de chuvas intensas em várias regiões do Pará e que podem ser acompanhadas de raios. Essa é uma época delicada para o uso de dispositivos eletrônicos devido aos riscos, sobretudo de celulares e outros aparelhos que costumam ser usados ligados na tomada. O menor dos perigos é ter um bem perdido devido a um pico de energia ou sobrecarga. E o pior são acidentes graves ou fatais.

Elizabete Macêdo, técnica em Segurança do Trabalho da Equatorial Pará, destaca que um dos pontos de atenção é em relação ao cuidado com as instalações elétricas das casas. Ela afirma que é necessário utilizar materiais de qualidade e que possuam o selo do Inmetro. “O uso de equipamentos adequados, dentro das normas reguladoras, ajuda a reduzir o risco de choque e curto-circuito. É uma segurança extra para as famílias, já que nesses primeiros meses do ano, estes tipos de acidentes costumam aumentar”, comenta.

Não é recomendável, ressalta Elizabete, trabalhar na rede interna se a pessoa estiver molhada e, em nenhuma hipótese, se deve mexer nas fiações externas com chuva. Vale ressaltar que, quando acontecerem descargas atmosféricas, os eletrodomésticos devem ser retirados da tomada. De preferência, a pessoa deve fazer essa ação com um calçado de solado de borracha.

Para quem estiver no trânsito ou a pé, quando estiver chovendo e encontrar algum cabo caído na pista, a orientação é que ninguém se aproxime ou toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento da Equatorial Pará pelo número 0800 091 0196, e para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.

Confira outras dicas importantes para evitar acidentes com a rede elétrica no período chuvoso:

  • Permaneça dentro de casa e saia apenas se for absolutamente necessário;
  • Se você estiver na rua e começar o temporal, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica;
  • Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos e causar danos aos aparelhos;
  • Para os motoristas que ficam ao volante durante um período intenso de raios, durante esta incidência, o ideal é que as pessoas continuem dentro dos carros, pois eles são abrigos adequados, já que os pneus de borracha proporcionam um bom nível de isolamento no caso de raios que atingem o solo.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!