A Polícia Militar do Pará (PMPA) intensificou o combate a ações criminosas no município de Parauapebas, sudeste do Pará, nos últimos dias 17 e 18 durante o feriado da Semana Santa. Nesse período, o 23º Batalhão de Polícia Militar, unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional (CPR XIV), abordou suspeitos e apreendeu drogas, revólver, faca, celulares e outros objetos.
A primeira diligência foi realizada por volta das 13h de quinta-feira (17), após informações obtidas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) de que, no Residencial Alto Bonito, havia cerca de dez indivíduos praticando comércio ilícito de entorpecentes. Um deles portava uma arma de fogo.
Logo, a guarnição se deslocou até o endereço e localizou apenas um suspeito. O homem foi abordado. Com ele foram encontrados dois rádios comunicadores, 29 embalagens de substâncias análogas à maconha, uma embalagem plástica contendo 6 gramas de material semelhante ao crack e um aparelho celular.
Diante disso, o suspeito foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil. A PM também levou para a unidade os entorpecentes e demais materiais apreendidos para as providências cabíveis.
Outra ação ocorreu na Sexta-Feira Santa(18). Por volta das 10h, no bairro Altamira, a guarnição recebeu informações, via Centro de Atendimento e Despacho (CAD), de que ocorria tiroteio na rua Itacaiúnas, próximo a um estabelecimento.
Ao chegar no local, moradores informaram que houve uma briga entre dois homens. Um deles portava um revólver calibre.38, e fugiu em direção ao bairro Novo Horizonte.
Na sequência, os policiais fizeram diligências nas proximidades para localizar os suspeitos.
Durante rondas pela rua Tomé de Souza o primeiro suspeito foi identificado. Mas, ao notar a presença das viaturas, tentou evadir-se do local, e foi capturado. O homem apresentava sinais de embriaguez e com um facão.
O segundo suspeito foi encontrado com ferimentos e, após solicitação, encaminhado ao Pronto Socorro Municipal de Parauapebas. Com ele, foram encontrados um revólver calibre.38, três estojos deflagrados e um aparelho celular. Os materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil.
No final da tarde da Sexta-Feira Santa, por volta das 18h30, em rondas ostensivas e preventivas na rua Castro Alves, os militares identificaram um homem que, ao notar a presença das equipes, fugiu do local e se desfez de 19 embalagens de substâncias semelhantes à cocaína.
Os materiais foram apresentados à autoridade policial também para a realização dos devidos procedimentos legais.
(CLEIDE MAGALHÃES, da Redação do Fato Regional, com informações da Ascom PMPA)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!