quinta-feira, 16 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

População vai às ruas em Tucumã em prol da prevenção e tratamento do câncer infanto-juvenil

O evento denominado “Passos que Salvam” é realizado anualmente em Tucumã, sudeste paraense e, tem como objetivo, conscientizar a população sobre a importância de detectar o câncer em seu estágio inicial em crianças e adolescentes e, assim, garantir um tratamento mais eficaz.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no país e, o único meio de combater a doença, é a identificação precoce dos sintomas.

A Prefeitura de Tucumã, por meio da Secretaria de Saúde e de voluntários da Associação de Combate ao Câncer (AVCC) assumiu esse desafio: aumentar o número de diagnósticos precoces de câncer infanto-juvenil e, assim, ampliar também as chances de cura no município, criando o projeto “Passos que Salvam”, organizado pelo Hospital do Amor, de Barretos.

CAMINHADA

Todos os anos, o Hospital promove caminhada em várias cidades do país, todas no mesmo dia e horário, com distribuição de folhetos informativos. Este ano, a caminhada “Passos que Salvam” ocorreu em Tucumã com saída da Praça Ronan Magalhães percorrendo as Avenidas Ouro, Estados, Pará e Belém. E contou com a participação de servidores municipais, autoridades, representantes de entidades e população de modo geral.

KITS

Os participantes adquirem um “kit caminhada”, com camiseta, mochila e boné, no valor de R$ 35 e o valor arrecadado é revertido integralmente ao Hospital, que atende gratuitamente pacientes de todo o país. Na cidade de Tucumã mais 1.300 kits foram vendidos e todo o recurso será revertido para tratamento de câncer do Hospital do Amor de Barretos, São Paulo.

CONSCIENTIZAÇÃO

Além de conscientizar a população para os sinais de câncer infanto-juvenil, outro objetivo do projeto Passos que Salvam é preparar os profissionais para perceber os sinais e diagnosticar precocemente a doença. Em Tucumã, profissionais das áreas de Saúde realizam no decorrer do ano palestra em torno do tema do combate ao câncer infanto-juvenil.


O prefeito Adelar Pelegrini disse que é muito importante esse tipo de ação. “Esse projeto tem um papel fundamental que é a prevenção do câncer e, ao mesmo tempo, salvar vidas. Quero parabenizar a primeira dama Seiça Vitório, Maurina, Chico do Azougue e todos os voluntários do Hospital do Amor que estão dando a contribuição deste importante projeto”.

 

Com informações de Roney Wydiamaior
Fotos: Jânio Rodrigues