Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, já está numa nova rota de desenvolvimento econômico. É o que avaliou o prefeito Dr. Júlio César (MDB), nesta segunda-feira (10), após acompanhar a chegada e a partida dos primeiros voos da Azul Linhas Aéreas, que conectam o município a Parauapebas e Belém. A expectativa é que sejam fechados novos negócios, empregos sejam gerados e Ourilândia se torne uma potência da Região de Integração do Araguaia.
“Acompanhamos o voo inaugural da companhia Azul, conectando Ourilândia ao Pará, ao Brasil e ao mundo. Claro que ações como essa impactam diretamente na economia de uma cidade. Receberemos investidores, turistas e atenderemos às demandas de quem precisava dos voos para deslocamentos em geral. Agradeço ao governador Helder Barbalho por atender a esse sonho do ourilandense de ter esses voos novamente, aumentando as opções de ir e vir e integrando nosso município. E agradeço à Azul pelo novo serviço iniciado neste dia 10 de junho, mais um dia histórico para Ourilândia do Norte”, declarou o prefeito Dr. Júlio.
Agora Ourilândia do Norte volta a ter voos comerciais diretos, ligando o município à capital do Pará. Serão três voos semanais às segundas, quartas e sextas, saindo de Belém e indo até o aeroporto de Carajás (em Parauapebas) e então Ourilândia. O trajeto total é de 940 quilômetros. Os aviões serão do modelo Cessna Grand Caravan, com capacidade para até 9 passageiros. Passagens podem ser compradas no site da companhia aérea e agências de viagens.
Esses voos são resultados do programa “Conheça o Brasil Voando”. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), o Governo do Pará e a Azul, firmada em fevereiro. Os destinos são fruto da articulação política do governador Helder Barbalho (MDB) junto aos prefeitos do Sul do Pará, como Dr. Júlio César e João Cleber (MDB, de São Félix do Xingu), e o ministro paraense Celso Sabino. Em breve, haverá voos para Redenção e São Félix do Xingu.
Com os novos voos, o MTur e o Governo do Pará visam aumentar o turismo na região Sul do Pará. E assim, aquecer a economia ao possibilitar novos negócios com o setor agropecuário, ecoturismo, geração de emprego e renda e proporcionar mais desenvolvimento da Região de Integração do Araguaia, formada por 15 municípios. Por isso Dr. Júlio articulou junto ao governo Helder para garantir que Ourilândia, um município em pleno crescimento e vivendo uma nova fase de desenvolvimento, pudesse ser um polo dessa proposta.
Além de uma rica história de um dos núcleos de povos da Amazônia, quem for a Ourilândia do Norte poderá também conhecer belezas naturais, como as cachoeiras da região e conhecer o Parque Nacional Ambiental do Caiteté, onde há trilhas que colocam os visitantes em contato com a natureza. O município é conhecido pela mineração e produção pecuária, que movimentam a economia do município.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Cacau de Tucumã segue em alta e acima do valor dos mercados estadual e nacional
- Em Ourilândia do Norte, Kôkônhyjtí Kayapó toma posse como a primeira cacica da aldeia Kranhkrô
- Prefeito João Cleber convida povo de São Félix do Xingu para inauguração da ponte sobre o rio Fresco
- Mais de 335 mil eleitores devem ir às urnas para as Eleições 2024 no Sul do Pará; Redenção e São Félix do Xingu têm maior número de eleitores
- Mais de 33 mil famílias no Sul do Pará ainda não aderiram ao benefício da Tarifa Social de Energia; veja como fazer