A ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, é uma das mais grandiosas obras do município durante a gestão do prefeito João Cleber, em parceria com o Governo do Estado, através do governador Helder Barbalho. Nesta terça-feira (12), a construção chegou a uma nova etapa e está cerca de 80% concluída. A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau.
O prefeito João Cleber e a vereadora Adriana Torres, presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, fizeram uma visita às obras nesta terça-feira, para verificar o progresso. Acompanhados do secretário municipal de Finanças, Ivani Oliveira, e assessores, a comitiva foi recebida pelo engenheiro Natanael Silva, da Paulitec, empresa responsável pela execução do projeto. Ele que explicou a atual etapa do trabalho e o que ainda falta fazer.
“Todos os pilares e apoios já estão prontos e estamos agora lançando as vigas para montar os tabuleiros. São 36 vigas de concreto e 8 vigas de metal. Vamos começar do lado da Taboca, onde estão 16 dessas vigas de concreto. As metálicas estão distribuídas em 4 de cada lado do rio Fresco. Estamos realmente perto do final. Depois disso é lançar as pré-lajes e executar as lajes. Depois começa a terraplanagem, pavimentação e últimos procedimentos para que a ponte possa começar a ser usada pelo povo”, explicou Natanael.
Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.
“Com muita alegria estamos vendo essa obra grandiosa, em parceria com o governador Helder Barbalho (MDB), que tanto tem feito pelo nosso município, se aproximar da conclusão para beneficiar a população de São Félix do Xingu e principalmente nossos produtores, facilitando a integração de todas as regiões da cidade sem a necessidade de uma balsa para a travessia. É muito satisfatório já ver como a estrutura está adiantada e cada vez mais próxima de podermos inaugurar para o benefício do povo. Deus quis que eu pudesse participar dessa obra e acompanhar a realização desse sonho”, comentou o prefeito João Cleber.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.
Para Adriana Torres, poder ver a obra num estágio tão adiantado é ver que a realização de um sonho está cada vez mais próxima. “Participamos da lançamento da primeira viga e que marca mais uma etapa e um avanço rumo a um sonho de décadas da população da Taboca e de todo o povo de São Félix do Xingu. Minha gratidão ao prefeito João Cleber, por esse olhar para nossa cidade, ao nosso governador Helder Barbalho, que trabalha muito em todos os quatro cantos do Pará e a todos os trabalhadores e envolvidos nesse projeto que vai beneficiar centenas de milhares de pessoas. Em nome de toda a Câmara Municipal, minha gratidão”, declarou a presidente do parlamento xinguense.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeitura de São Félix do Xingu e TRE promovem atendimentos itinerantes nestes dias 12, 13 e 14; confira os serviços e locais
- Instituto Tecnológico Vale e Unifesspa descobrem bactéria em Paragominas que pode combater herpes e câncer de mama
- Dono de bar é preso em Cumaru do Norte por porte ilegal de arma de fogo
- Motorista é preso transportando 8 mil litros de diesel de forma ilegal em Redenção
- Redenção será sede de um dos 100 novos Institutos Federais anunciados por Lula; Pará vai ganhar 5 campi