quarta-feira, 24 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Prefeito João Cleber e vereadora Adriana Torres acompanham início de nova etapa das obras da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu

Na tarde desta terça-feira (12), começou uma etapa que dá início à reta final de uma das maiores obras de São Félix do Xingu dos últimos anos, graças à articulação da gestão do prefeito João Cleber junto ao governador Helder Barbalho e o deputado estadual Torrinho Torres, que vai integrar a Taboca ao centro do município e beneficiar quase 500 mil pessoas direta e indiretamente
Com cerca de 80% das obras concluídas,, a ponte sobre o rio Fresco está cada vez mais perto da conclusão e inauguração (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

A ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, é uma das mais grandiosas obras do município durante a gestão do prefeito João Cleber, em parceria com o Governo do Estado, através do governador Helder Barbalho. Nesta terça-feira (12), a construção chegou a uma nova etapa e está cerca de 80% concluída. A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dará mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau.

O prefeito João Cleber; a presidente da CMSFX, Adriana Torres; o secretário municipal de Finanças, Ivani Oliveira e assessores foram recebidos pelo engenheiro Natanael Silva, da Paulitec, empresa responsável pela obra da ponte sobre o rio Fresco (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

O prefeito João Cleber e a vereadora Adriana Torres, presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, fizeram uma visita às obras nesta terça-feira, para verificar o progresso. Acompanhados do secretário municipal de Finanças, Ivani Oliveira, e assessores, a comitiva foi recebida pelo engenheiro Natanael Silva, da Paulitec, empresa responsável pela execução do projeto. Ele que explicou a atual etapa do trabalho e o que ainda falta fazer.

Com 480 metros de extensão, a ponte vai integrar de forma mais fácil o distrito da Taboca e a sede de São Félix do Xingu (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

“Todos os pilares e apoios já estão prontos e estamos agora lançando as vigas para montar os tabuleiros. São 36 vigas de concreto e 8 vigas de metal. Vamos começar do lado da Taboca, onde estão 16 dessas vigas de concreto. As metálicas estão distribuídas em 4 de cada lado do rio Fresco. Estamos realmente perto do final. Depois disso é lançar as pré-lajes e executar as lajes. Depois começa a terraplanagem, pavimentação e últimos procedimentos para que a ponte possa começar a ser usada pelo povo”, explicou Natanael.

A ponte sobre o rio Fresco segue os mais altos padrões de segurança, estrutura e navegação com um projeto de alta qualidade (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.

“Com muita alegria estamos vendo essa obra grandiosa, em parceria com o governador Helder Barbalho (MDB), que tanto tem feito pelo nosso município, se aproximar da conclusão para beneficiar a população de São Félix do Xingu e principalmente nossos produtores, facilitando a integração de todas as regiões da cidade sem a necessidade de uma balsa para a travessia. É muito satisfatório já ver como a estrutura está adiantada e cada vez mais próxima de podermos inaugurar para o benefício do povo. Deus quis que eu pudesse participar dessa obra e acompanhar a realização desse sonho”, comentou o prefeito João Cleber.

O prefeito João Cleber agradeceu ao governador Helder Barbalho por todo o apoio no desenvolvimento de São Félix do Xingu e a Deus e ao povo xinguense pela oportunidade de ver o sonho se realizar (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.

A presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu destaca que a ponte sobre o rio Fresco é um sonho se realizando para centenas de milhares de cidadãos xinguenses (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

Para Adriana Torres, poder ver a obra num estágio tão adiantado é ver que a realização de um sonho está cada vez mais próxima. “Participamos da lançamento da primeira viga e que marca mais uma etapa e um avanço rumo a um sonho de décadas da população da Taboca e de todo o povo de São Félix do Xingu. Minha gratidão ao prefeito João Cleber, por esse olhar para nossa cidade, ao nosso governador Helder Barbalho, que trabalha muito em todos os quatro cantos do Pará e a todos os trabalhadores e envolvidos nesse projeto que vai beneficiar centenas de milhares de pessoas. Em nome de toda a Câmara Municipal, minha gratidão”, declarou a presidente do parlamento xinguense.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!