O prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB), embarcou num voo para Brasília (DF) nesta segunda-feira (16). Ele vai participar de reuniões nesta terça-feira (17) sobre questões ainda pendentes relacionadas à operação de desintrusão da Extensão Apyterewa. Nas agendas constam Funai e Incra.
João Cleber explica que a suspensão da operação e saída dos agentes federais que executam a desintrusão foi o primeiro passo. Resta ainda saber sobre indenizações, áreas de assentamento, projetos sociais e processos em andamento sobre a questão indígena Parakanã.
No vídeo, o prefeito de São Félix volta a agradecer o empenho do governador Helder Barbalho (MDB), do deputado federal José Priante (MDB) e do deputado estadual Torrinho Torres (MDB) na luta pela garantia de direitos das quase 2 mil famílias da Apyterewa.
“A primeira decisão política, sobre a retirada das forças federais que estão nas bases e suspensão das operações nós já conseguimos. Resta agora tratar da segurança jurídica para as famílias de trabalhadores da Apyterewa, para que possam continuar produzindo e se sustentando de forma digna e sossegada. A região tem uma questão entre indígenas e não indígenas que precisa sim ser resolvida com diálogo e de forma pacífica. Há processos ainda não julgados e outros em andamento. Mas é importante ressaltar que nosso governador, nossos parlamentares e eu não queremos conflitos e nem que aconteça o que aconteceu hoje, que foi uma pessoa perder a vida”, disse João Cleber.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Desintrusão da Apyterewa será suspensa nesta segunda-feira (16), informa prefeito João Cleber
- Moto de trilha é apreendida a caminho de São Félix do Xingu; veículo custa mais de R$ 50 mil
- Moradores da Apyterewa acusam Força Nacional de matar agricultor e há princípio de confronto
- Duplicação da PA-279 é concluída no acesso ao Aeroporto de Xinguara