Prefeitos da região PA 279 se reúnem para tratar do consórcio de tomógrafo

Prefeitos e secretários de Saúde da PA 279 celebram aquisição de equipamento de alta tecnologia, que beneficiará todos os municípios da região. (Foto:Fato Regional)

O Prefeito de Ourilândia do Norte, Dr.Veloso, o vice Cléber do Lau, a secretária de Saúde Marinalva Soares, reuniram-se na última sexta-feira, 14, com prefeitos e secretários de Saúde dos municípios da PA 279. O encontro aconteceu no Centro de Radiologia e Tomografia Dr. Paulo Alfredo Machado, anexo ao Hospital Municipal Jadson Pesconi.

O objetivo foi consolidar um consórcio para ajudar na manutenção do 1º tomógrafo adquirido pelo município de Ourilândia, no mês passado. O equipamento de ponta, que irá beneficiar os municípios participantes, custou aos cofres públicos mais de um milhão e meio de reais.

Dr. Veloso afirma que aquisição do aparelho era um sonho antigo de todos os médicos da PA 279, e que irá beneficiar, sobretudo, o povo da região. Ele lembra que este feito só foi possível, porque o município fez uma grande economia com os impostos pagos pela população. “Por isso, nos reunimos com intuito de formar um grande consórcio em prol do aparelho, pois a manutenção e toda estrutura necessária para o atendimento é cara”.

O prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini, esteve presente no encontro. Ele ressaltou que os moradores da região ganham em comodidade, pois não vão mais precisar se deslocar até Redenção, ou outras cidades, para fazer um exame de alta complexidade. “Parabenizo a todos os políticos envolvidos e que não mediram esforços para buscar recursos em beneficio da população”.

O vice-prefeito de Ourilândia, Cleber do Lau, destacou que muitos não acreditaram nesta benção, mas o sonho foi realizado, graças ao compromisso e a competência do Dr. Veloso, que teve habilidade política para trazer este equipamento de 16 canais, de alta tecnologia em imagem, para região.“Isso representa um avanço muito grande. Antes, todos os dias chegavam pedidos de tomografias e o município não tinha condições de pagar. Agora a realidade é outra”, comemora o vice-prefeito.

O pecuarista de Tucumã, Chico do Azougue, lembra que quando chegou à região, há 30 anos, nem se ouvia falar em aparelho de tomografia. Passado este tempo, o prefeito Dr. Veloso faz história. “Hoje, quando ouço alguém dizer que esse país não tem jeito, eu não concordo. Enquanto tivermos administradores como o Dr.Veloso, estaremos sempre à frente, beneficiando os mais pobres”.

A secretária de Saúde de Ourilândia, Marinalva Soares, mostra aos presentes como irá funcionar o novo equipamento. (Foto: Fato regional)

Para a secretária de saúde, Marinalva Soares, a aquisição do tomógrafo é motivo de muita alegria. Segundo ela, o instrumento vai beneficiar milhares de pessoas da região da PA 279. “Agradeço ao governador Simão Jatene, a Câmara municipal e a todos os vereadores que tiveram habilidade política para que conquistássemos este equipamento de ponta”, parabeniza.

Também participaram da reunião o secretário de saúde de Tucumã, Raphael Antônio; a secretária de Saúde de Água Azul do Norte, Aparecida Ramalho; o secretário de Saúde de São Félix do Xingu, Ireno Pereira; a doutora Márcia Casanova e a vereadora de Tucumã, Vilma.

Tomógrafo

O equipamento é fruto de um convênio firmado entre a prefeitura municipal e o governo do estado e custou R$ 1 milhão e 628 mil reais, sendo meio milhão e 28 mil, oriundos do governo do estado, e R$ 600 mil de contrapartida do município de Ourilândia. Com isso, o sul do Pará figura com uma das regiões do estado mais desenvolvidas em exames de imagens.


A aquisição do tomógrafo só foi possível graças ao esforço do governador Simão Jatene, dos deputados Márcio Miranda, Cilene Couto, Júnior Ferrari, da deputada eleita Dra. Heloísa, do secretário estadual de saúde, Vitor Mateus, e da Câmara de vereadores de Ourilândia.

(Redação Fato Regional)

 

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar