sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Redenção: Gabriel Salomão e Dr. Rener empatam na margem de erro da pesquisa Doxa sobre intenções de voto para prefeito

O Instituto Doxa divulgou uma pesquisa que mostra favoritismo de Gabriel Salomão em meio a uma quantidade considerável de eleitores que ainda não decidiram em quem iriam votar caso as eleições estivessem mais próximas. No entanto, o empate técnico ocorre dentro da margem de erro de 4,4 pontos percentuais da pesquisa.
Dr. Rener e Salomão terão de disputar os votos dos indecisos em Redenção para saber quem vai assumir a prefeitura (Foto: Montagem / Reprodução de Redes Sociais)

Pesquisa do Instituto Doxa aponta um cenário de possível empate técnico entre Gabriel Salomão e Dr. Rener, pré-candidatos a prefeito de Redenção, no Sul do Pará. E ainda, um elevado número de pessoas que, se as eleições fossem nas próximas semanas, ainda não saberiam em quem votar. Ainda que Salomão apareça na frente nas intenções de voto, o levantamento feito com 500 eleitores do município mostra que dentro da margem de erro de 4,4 pontos percentuais há cenários diferentes.

Na pesquisa  espontânea, considerada uma das mais importantes porque é quando os eleitores falam diretamente em quem pensam em votar, Gabriel Salomão aparece na frente, com 10,7% das intenções de voto. Dr. Rener aparece em em seguida, com 5,2%. Mas o que chamou a atenção dos entrevistadores do Instituto Doxa é a quantidade de pessoas que não sabem: 65%. Os votos brancos ou nulos — que não têm mais diferença — somaram 1,7%.

Na pesquisa estimulada, na qual os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, o cenário teve menos indecisos (24,2) e mais votos brancos / nulos (4,8%) do que na pesquisa espontânea. Nessa modalidade, Gabriel Salomão aparece com 20,1% das intenções de voto e Dr. Rener com 16,1%. Mário Moreira teve um desempenho mais significativo e chegou a 10% da preferência dos eleitores. No entanto, os empates técnicos na margem de erro seguiram.

Em relação ao índice de rejeição — em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum — os resultados reforçam que o cenário ainda é incerto. Dr. Rener teve o menor índice, com 1,7% e o principal adversário (segundo a pesquisa do Doxa), Gabriel Salomão, apareceu com 6,6%. Os que não rejeitam nenhum candidato somam 36,2% e os que não sabem ou responderam são 21%. O índice mais elevado ficou com Mário Moreira, que chegou a 13,5% das menções.

Ainda na pesquisa, foi analisado com os eleitores o que acham da atual gestão da prefeitura de Redenção, com Marcelo Borges. O cenário não foi favorável, com 50,7% de desaprovação, contra 29,7% de aprovação. Os que não souberam ou não responderam foram 19,6%.

A pesquisa do Instituto Doxa foi realizada entre os dias 8 e 12 de abril e registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) sobre o código de identificação PA-01813/2024. Redenção é o maior colégio eleitoral do Sul do Pará, com quase 61 mil eleitoral, como constam nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!