quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Redenção: pesquisa Doxa mostra empate técnico entre Dr. Rener e Gabriel Salomão na preferência dos eleitores

Gabriel Salomão aparece com uma pequena vantagem em apenas um cenário proposto pela pesquisa do Instituto Doxa, enquanto empata ou fica pouco atrás de Dr. Rener nos demais cenários. Rener aparece com o menor índice de rejeição entre os pré-candidatos. O levantamento também mostra um alto índice de indecisos.
Dr. Rener e Gabriel Salomão só devem resolver os empates nos cenários propostos pela pesquisa do Instituto Doxa durante a campanha mesmo, quando também terão de disputar os votos dos indecisos (Foto: Divulgação)

O Instituto Doxa divulgou uma nova pesquisa de intenções de voto para as Eleições 2024 em Redenção, no Sul do Pará. Entre os pré-candidatos já conhecidos, o levantamento aponta um empate técnico, dentro da margem de erro, entre Dr. Rener e Gabriel Salomão. E ainda, um elevado índice de pessoas indecisas com o cenário atual, mostrando que o pleito em outubro pode ser acirrado e está longe de uma definição prévia.

A pesquisa do Instituto Doxa ouviu 400 eleitores de Redenção, no período de 20 a 22 de junho, em todos os setores do município. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro do levantamento junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) é o PA-01542/2024. Dentro dessa amostra, 63% dos entrevistados ainda não têm certeza sobre em quem pretendem votar para assumir a Prefeitura de Redenção.

Na aceitação espontânea — considerada uma das mais importantes, já que os eleitores é que dizem em quem pretendem votar — Gabriel Salomão tem uma leve vantagem, com 13,1% das intenções de voto. Dr. Rener vem logo em seguida, com 12,1%. Leandro Onofre foi o preferido para 4,9% e Mário Moreira para 4,5%. Cadu aparece em 2,2% das respostas e o atual prefeito, Marcelo Borges, com 0,2%. Os indecisos somam 63%.

Na aceitação estimulada, quando os candidatos são apresentados aos eleitores entrevistados, o empate técnico é ainda mais visível. Dr. Rener aparece com 21,7% das intenções de voto e Gabriel Salomão com 21%, ou seja, menos de 1 ponto percentual de diferença. Mário Moreira teve 9% de menções e Leandro Onofre 8%. Willian do Potência e Cadu empataram em 6%. Os brancos e nulos e os que não sabem ou não responderam somaram 28,3%.

Quando questionados sobre em quem não votariam de forma alguma, o cenário mostrou que os candidatos, de modo geral, não são tão rejeitados pelos eleitores. Do total, 60% não manifestaram rejeição por ninguém. Mário Moreira teve o maior índice, com 14%. Em seguida vieram Willian do Potência (8%), Leandro Onofre (7%) e Gabriel Salomão (7%). Com menos de 5% de rejeição aparecem Cadu (3%) e Dr. Rener (1%).

Na pesquisa do Instituto Doxa também foram apresentados outros cenários, misturando os dois com mais intenções de voto e sem um ou mais pré-candidatos. Um dos cenários que mais chamou a atenção foi o 3, com empate total entre Gabriel Salomão e Dr. Rener em 22,5%, junto com Mário Moreira (10%) e Cadu (7%). Nos demais cenários, há leve vantagem de Dr. Rener com Gabriel Salomão, mas com os empates técnicos dentro da margem de erro. Confira:

O levantamento também trouxe impressões sobre o atual prefeito de Redenção, Marcelo Borges. Para os eleitores entrevistados, a gestão dele tem 25,6% de aprovação contra 57,7% de reprovação. Outro índice de popularidade do gestor que foi medido é o quanto os eleitores seriam influenciados se o prefeito apoiasse um pré-candidato e 63% disseram que esse apoio não é positivo. Outros 15% consideram bom. Outros 22% não opinaram ou não responderam.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!