O Instituto Doxa divulgou uma nova pesquisa de intenções de voto para as Eleições 2024 em Redenção, no Sul do Pará. Entre os pré-candidatos já conhecidos, o levantamento aponta um empate técnico, dentro da margem de erro, entre Dr. Rener e Gabriel Salomão. E ainda, um elevado índice de pessoas indecisas com o cenário atual, mostrando que o pleito em outubro pode ser acirrado e está longe de uma definição prévia.
A pesquisa do Instituto Doxa ouviu 400 eleitores de Redenção, no período de 20 a 22 de junho, em todos os setores do município. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro do levantamento junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) é o PA-01542/2024. Dentro dessa amostra, 63% dos entrevistados ainda não têm certeza sobre em quem pretendem votar para assumir a Prefeitura de Redenção.
Na aceitação espontânea — considerada uma das mais importantes, já que os eleitores é que dizem em quem pretendem votar — Gabriel Salomão tem uma leve vantagem, com 13,1% das intenções de voto. Dr. Rener vem logo em seguida, com 12,1%. Leandro Onofre foi o preferido para 4,9% e Mário Moreira para 4,5%. Cadu aparece em 2,2% das respostas e o atual prefeito, Marcelo Borges, com 0,2%. Os indecisos somam 63%.
Na aceitação estimulada, quando os candidatos são apresentados aos eleitores entrevistados, o empate técnico é ainda mais visível. Dr. Rener aparece com 21,7% das intenções de voto e Gabriel Salomão com 21%, ou seja, menos de 1 ponto percentual de diferença. Mário Moreira teve 9% de menções e Leandro Onofre 8%. Willian do Potência e Cadu empataram em 6%. Os brancos e nulos e os que não sabem ou não responderam somaram 28,3%.
Quando questionados sobre em quem não votariam de forma alguma, o cenário mostrou que os candidatos, de modo geral, não são tão rejeitados pelos eleitores. Do total, 60% não manifestaram rejeição por ninguém. Mário Moreira teve o maior índice, com 14%. Em seguida vieram Willian do Potência (8%), Leandro Onofre (7%) e Gabriel Salomão (7%). Com menos de 5% de rejeição aparecem Cadu (3%) e Dr. Rener (1%).
Na pesquisa do Instituto Doxa também foram apresentados outros cenários, misturando os dois com mais intenções de voto e sem um ou mais pré-candidatos. Um dos cenários que mais chamou a atenção foi o 3, com empate total entre Gabriel Salomão e Dr. Rener em 22,5%, junto com Mário Moreira (10%) e Cadu (7%). Nos demais cenários, há leve vantagem de Dr. Rener com Gabriel Salomão, mas com os empates técnicos dentro da margem de erro. Confira:
O levantamento também trouxe impressões sobre o atual prefeito de Redenção, Marcelo Borges. Para os eleitores entrevistados, a gestão dele tem 25,6% de aprovação contra 57,7% de reprovação. Outro índice de popularidade do gestor que foi medido é o quanto os eleitores seriam influenciados se o prefeito apoiasse um pré-candidato e 63% disseram que esse apoio não é positivo. Outros 15% consideram bom. Outros 22% não opinaram ou não responderam.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Polícia Federal fecha dois garimpos clandestinos de ouro em Ourilândia do Norte perto da terra indígena Kayapó
- Em São Félix do Xingu, operação da PF encerra garimpo de ouro e fecha serraria clandestina na Terra Indígena Kayapó
- Torrinho temporariamente se licencia do cargo de deputado, mas segue atuando junto ao Governo e Alepa pelo Sul do Pará
- Caixa alerta para golpe envolvendo falsa indenização por vazamento de dados
- Sindicato Rural de Tucumã e Ourilândia apresenta a programação da Expotuor 2024; abertura será com show de Gino e Geno