sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Renan Souto é pré-candidato a prefeito de Água Azul do Norte apostando no desenvolvimento da cidade e da juventude

Um dos pioneiros de Água Azul do Norte, primeiro prefeito da cidade e chefe do Executivo Municipal por quatro mandatos, Renan Lopes Souto diz estar pronto para mais uma gestão e traz ainda mais experiência e ideias novas para o desenvolvimento tanto da área urbana quanto dos distritos e zona rural
Renan Lopes Souto confirmou a pré-candidatura a prefeito de Água Azul do Norte para as eleições de outubro deste ano (Foto: Fato Regional / Arquivo)

Buscando o quinto mandato, Renan Lopes Souto (Podemos) confirmou a pré-candidatura a prefeito de Água Azul do Norte, no Sul do Pará. O Ele foi um dos pioneiros do município, o primeiro prefeito e garante que a experiência e vivência na cidade vão possibilitar, caso ele seja eleito, uma gestão com novas ideias e focada no desenvolvimento integrado da zona urbana e rural. Ele se põe à disposição do povo para debater e avaliar ideias e propostas, estimulando a participação popular desde a pré-campanha.

Renan chegou à região que hoje é Água Azul do Norte em 1979. Saiu de Palmópolis (MG) com o sonho de conseguir um pedaço de terra para sustentar a família. Morou na localidade de Tupanci e após acompanhar o processo de emancipação e sempre ter tido bom contato com a comunidade, acabou sendo convidado a concorrer ao cargo de prefeito nas primeiras eleições da cidade. Venceu e foi eleito outras três vezes. Ele se orgulha de que grande parte da estrutura do município foi montado nas gestões dele.

O ex-prefeito e pioneiro afirma que foi nas gestões dele que as vilas foram criadas, que os acessos a outros municípios além da PA-279 foram abertos, que foi levada energia elétrica e água e que se criou um ambiente para a instalação de empresas — o Frigol foi o primeiro, hoje com 1,6 mil empregos — e abertura de negócios locais. Renan atribui o bom desempenho nas pesquisas eleitorais a esse histórico e conhecimento das demandas da região.

Renan aposta na experiência e conhecimento da região como diferenciais e garantia de que se eleito para um quinto mandato, será um bom prefeito (Foto: Divulgação)

“Estimo que 90% das escolas que existem na cidade foram construídas nos meus mandatos. E sigo acreditando na educação e na juventude. Por isso, uma das minhas propostas é trazer faculdades e cursos técnicos para Água Azul do Norte, para que assim possamos formar profissionais e as pessoas não precisem mais sair de casa para estudar. E vamos construir isso ouvindo os jovens, não apenas levando o que achamos que eles precisam fazer”, diz Renan.

A mineração que hoje é uma parte importante da composição de receitas de Água Azul do Norte, diz Renan, foi atraída durante a gestão dele, com o Projeto Pedra Branca (ouro, prata e cobre) e a Bemisa (ouro), que efetivamente passaram a operar em 2021. Ele já adianta que outras empresas têm interesse em se instalar na cidade e ele sabe como garantir as condições para que mais emprego, renda e desenvolvimento sejam possibilitados.

“E claro, vamos trabalhar para fortalecer o produtor rural, trazendo novas técnicas, estímulos, investimentos e fazer um trabalho mais modernizado e sustentável. Também é fato que iremos seguir com o projeto que iniciei de infraestrutura, mobilidade, saneamento e também promover o fortalecimento da saúde pública e valorização dos servidores, que vão receber capacitações para atendimentos mais humanizados. Vamos revitalizar e ampliar o abastecimento de água e mudar o paisagismo da cidade”, conclui Renan.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!