segunda-feira, 20 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

São Félix do Xingu recebe 20 mil mudas de açaí do Ideflor-Bio; plantas vão fortalecer a política de agroecologia do município

As mudas serão usadas para a formação de sistemas agroflorestais, na promoção da agroecologia que vem garantindo a preservação da floresta nativa de São Félix do Xingu, reflorestamento e geração de emprego e renda na agricultura familiar
O vice-prefeito Batista Abreu compareceu á sede do Idelfor-Bio, em Belém, para receber as mudas de açaí junto a produtores de São Félix do Xingu (Foto: Agência Pará)

A Prefeitura de São Félix do Xingu, no sul do Pará, recebeu 20 mil mudas de açaí. A doação foi feita pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). As plantas serão usadas nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. O município vem desenvolvendo várias iniciativas na área da agroecologia. As mudas foram recebidas pelo vice-prefeito, Batista Abreu (MDB), em Belém.

“Essas relações institucionais são de extrema importância para a consolidação de políticas públicas na região do Xingu”, disse o vice-prefeito Batista Abreu. Ele aproveitou para conversar com representantes do Ideflor-Bio sobre outras medidas futuras, para ampliar o projeto agroecológico de São Félix do Xingu. Alguns produtores estavam presente e receberam orientações sobre melhores práticas.

A APA Triunfo do Xingu é uma das 27 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Ideflor-Bio. Possui grande importância biológica para o sul do Pará. Com uma rica diversidade de ecossistemas, o território possui um grande potencial para a produção sustentável de alimentos, como o açaí, uma das principais culturas da região.

As mudas de açaí vão reforçar as políticas de desenvolvimento da agroecologia em São Félix do Xingu (Foto: Agência Pará)

 

“A implementação de Sistemas Agroflorestais é uma estratégia fundamental para promover a sustentabilidade e a conservação da APA Triunfo do Xingu. Com a entrega dessas mudas de açaí, estamos fornecendo aos produtores uma alternativa econômica viável e ecologicamente correta”, afirmou o diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Clésio Santana.

Os SAFs são formas de cultivo que combinam diferentes espécies vegetais, incluindo árvores frutíferas, hortaliças e plantas medicinais. Isso garante diversidade de produção, recuperação de áreas e preservação de florestas nativas. Nesse processo, pequenos produtores da agricultura familiar são beneficiados com emprego e renda. Geralmente, essa produção garante produtos orgânicos, sem necessidade de defensivos.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!