sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Sefa apreende 39 toneladas de calcopirita irregular em Conceição do Araguaia; Polícia Federal vai investigar o caso

A empresa remetente da carga, avaliada em mais de R$ 23 mil, não tinha licença de exploração e nem de comercialização de minérios, fazendo com que o caso se torne uma investigação da Polícia Federal
A calcopirita é um minério de cobre e importante para a indústria, mas requer a documentação correta para exploração e transporte como todo tipo de mineral (Foto: MF Rural / Imagem Ilustrativa / Divulgação)

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam uma carga de 39 toneladas de calcopirita, um minério de cobre, em Conceição do Araguaia, no sul do Pará. A carga, avaliada em R$ 23.394,00, foi flagrada nesta quinta-feira (26), no posto localizado no quilômetro 15 da PA-447. A Polícia Federal vai investigar o caso.

“A nota fiscal apresentada pelo condutor informava que a carga era de 39 toneladas de malte de cobre. Não foi possível confirmar a procedência do produto, uma vez que o remetente não possuía licença de operação, de acordo com consulta à Agência Nacional de Mineração”, informou o coordenador da unidade fazendária, Cicinato Oliveira.

Na verificação dos documentos foi comprovado que a empresa remetente não tinha atividade de extração e comercialização de minérios. “E após consulta à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), foi confirmado que o material se tratava de calcopirita bruta”, disse o fiscal de receitas estaduais. O caminhão foi escoltado até a PF de Redenção.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!