Durante fiscalização realizada pela unidade fazendária de controle de mercadorias em trânsito de Carajás, da Secretaria da Fazenda, no km 09 da rodovia Transamazônica, em Marabá, sudeste do Estado, neste domingo, 22, localizou e apreendeu mais de dez mil garrafas de bebidas alcoólicas, que viajavam sem a emissão da nota fiscal.
A mercadoria, cujo valor foi estimado em R$85 mil, foi encontrada em um caminhão escondida atrás de produtos hortifrutigranjeiros oriundos do estado de Goiás. A fiscalização localizou 6.048 garrafas de cerveja do tipo long neck; 2.688 garrafas de vodka e 1.728 garrafas de whisky.
Foram emitidos dois Termos de Apreensão e Depósito no valor total de R$45,700 mil, referente ao ICMS mais multa. O pagamento do tributo foi realizado ainda no domingo e as mercadorias foram liberadas.
Segundo o coordenador da Coordenação de mercadorias em trânsito de Carajás, Volnandes Pereira, é uma prática comum tentar esconder bebidas junto a produtos hortifrutigranjeiros, produto que é isento do imposto, buscando evitar o recolhimento do imposto estadual, “e as equipes de fiscalização estão atentas a este fato”.
Fonte: Ascom/Sefa