quarta-feira, 8 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Senado e Câmara realizam hoje eleições para conhecer seus respectivos presidentes

Obedecendo à Constituição, a cada dois anos, novas mesas são escolhidas para comandar o Senado Federal e a Câmara dos Deputados
Crédito: Agência Brasil

A cada dois anos, obedecendo à Constituição, novas mesas são escolhidas para comandar o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. A definição dos próximos presidentes das duas casas que compõem o Congresso Nacional será realizada por meio das eleições nesta segunda-feira, 1º. 

A eleição dos novos membros da mesa do Senado começa com a reunião preparatória marcada para às 14h, quando é escolhido o presidente em votação secreta. Em seguida, o eleito toma posse e define a realização de uma segunda reunião preparatória, dessa vez para a escolha dos demais integrantes da Mesa: dois vice-presidentes e quatro secretários (com os respectivos suplentes). O segundo biênio da 56º Legislatura terminará em 31 de janeiro de 2023.

Quatro senadores disputam a presidência do Senado para os próximos dois anos: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Novas candidaturas podem ser registradas hoje. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, consultará o Plenário na abertura da sessão, ocasião em que os líderes de partidos fazem a indicação ou o próprio candidato se apresenta. A previsão é de que a votação seja concluída no final da tarde.

Na Câmara, o pleito terá início, a partir das 19h.  Antes, às 14h, terá início a reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade. Às 17h, termina o prazo para registro das candidaturas. Terminado esse prazo, haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica. Até agora, nove candidatos lançaram candidatura, sendo dois de blocos partidários, dois de partidos políticos e o restante avulso.


Estão na disputa os deputados Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e General Peternelli (PSL-SP).

 

Fonte: Agência Senado/Câmara