quinta-feira, 16 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Sonho de reencontrar irmão acontece após 30 anos. Conheça a história!

José Maria agora reside no município de Tucumã, sudeste paraense e já conseguiu contato com os familiares, graças a ajuda da Prefeitura Municipal.

Nascidos no estado do Maranhão, uma família composta por seis irmãos, iniciaram as buscas por José Maria Marques Viana, que saiu do município de Pirapemas, no ano de 1985, para tentar a vida na região norte do país, mas precisamente, no estado do Pará.

Foto de uma vez em que os irmãos se reuniram, José Maria é o que está do lado esquerdo da bola – Foto: Divulgação

As buscas começaram incansavelmente, o sonho dos irmãos era reunir, mais uma vez, a família e poder colocar os assuntos de anos “perdidos”, em dia.

Joana Marques, irmã de José Maria, que entrou em contato com a Prefeitura de Tucumã para encontrar o irmão desaparecido – Foto: Reprodução

Foi então que, uma das irmãs de José Maria, Joana Marques, 49 anos, tomou conhecimento de que o mesmo encontrava-se no município de Tucumã, no sudeste paraense e, entrou em contato com a Prefeitura Municipal para conseguir ajuda na busca pelo irmão desaparecido. “Minha irmã que mora no maranhão e trabalha numa rede bancária, decidiu ver se encontrava dados dele na instituição, foi então, que um amigo dela, que também trabalha no banco, informou que ele estava residindo em Tucumã, no Pará, daí, começamos a procurar”, comenta.

Os irmãos fizeram campanhas por informações através do Facebook, compartilhando algumas informações sobre José Maria, fotos e pedindo ajuda da população para que o encontrasse. “Começamos a divulgar o mínimo de informações que tínhamos sobre ele e pedindo ajuda para que se tivesse alguém que o conhecesse ou soubesse sobre o paradeiro dele que nos informassem e informassem a ele que os seus irmãos estavam procurando por ele. Foi então que resolvi procurar na internet mais informações também sobre o município de Tucumã e, entrei em contato com a Prefeitura, mas precisamente com a Geiciany”, ressalta Joana.

Em contato com a Prefeitura Municipal de Tucumã, Joana Marques, conheceu Geiciany, a chefe de gabinete do prefeito, que segundo ela, foi um “anjo” em suas vidas. “Consegui o contato da Geiciany e mandei um mensagem para o whatsapp dela, que imediatamente se prontificou a nos ajudar no que fosse possível e, quando foi ontem, dia 24 de abril, recebemos uma resposta dela e uma foto ao lado do meu irmão. Foi muito emocionante vê-lo novamente. Nós só temos a agradecer por este anjo que Deus colocou em nossos caminhos e que se solidarizou com a nossa angustia e encontrou nosso irmão. A ela e toda equipe da Prefeitura, nós só temos a agradecer de coração”, finaliza.

O Portal Fato Regional entrou com contato com a chefe de gabinete do prefeito, Geiciany, que nos contou como foi poder ajudar esta família a reencontrar o irmão que estava desaparecido há mais de 30 anos.

A BUSCA

“A Joana mandou uma mensagem via whatsApp para o número do telefone do gabinete do prefeito, no caso esse celular fica comigo. Ela se identificou e contou um breve resumo da sua história, então logo me prontifiquei a ajudá-la”, comenta.

A mensagem enviada por Joana

A procura começou na Secretaria da Fazenda onde, Geiciany precisava descobrir se tinha algum cadastro de imóvel no nome de José Maria, mas, a procura foi sem sucesso. “Como não encontrei nada na SEFA, compartilhei a mensagem da Joana em vários grupos de whatsApp e pedi pro pessoal ajudar e compartilhar também para o máximo de pessoas que eles conseguissem, uma espécie de corrente, logo em seguida no grupo ‘Avança Tucumã’, uma moça me passou alguns dados do irmão da Joana e um endereço, foi então que me desloquei, pessoalmente, até o endereço informado, mas, não era o de José Maria”, lamentou. Ainda sim, ao pegar o número do título eleitoral que havia sido fornecido para ela, Geiciany foi até o cartório eleitoral e solicitou os dados da pessoa em questão.

“Foi então que no Cartório Eleitoral encontrei um novo endereço em nome dele e fui até o imóvel e falei com a comadre dele que me informou que ele havia morado durante 10 anos com ela, mas se casou recentemente e estava em outro endereço e, me acompanhou até a casa da sogra dele, que me informou que ele estava trabalhando, daí fui até o trabalho dele para dar a boa notícia”, esclarece.

Geiciany ao lado de José Maria, irmão de Joana Marques, que estava desaparecido – Foto: Divulgação

De acordo com chefe de gabinete, ao chegar no local, se identificar e contar a situação, José Maria ficou muito emocionado, inclusive, relatou que sempre procurou por eles em redes sociais, mas, sempre sem sucesso. “Fazer parte desse momento, o qual uma família se reencontra, é gratificante, pois tenho uma irmã que desapareceu a mais de 20 anos e nunca tive notícias dela, então, senti como se fosse eu encontrando a minha irmã. Muita emoção e fico muito feliz por ajudar essa família a se reencontrar”, finaliza emocionada.


Os irmão já entraram em contato com José Maria, através de chamadas de vídeo, ficaram todos emocionados e, já se organizam para que o mais breve possível eles façam uma visita e matem essa saudade uns dos outros.

 

 

Da Redação Fato Regional