Mais 3 municípios do sul do Pará — região de integração do Araguaia — entraram para o Mapa Brasileiro Turismo: Tucumã, Rio Maria e Água Azul do Norte. A informação foi confirmada pelo Ministério do Turismo, que tem à frente o ministro paraense Celso Sabino (União Brasil), e pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Com isso, o Pará chega a 50 cidades no sistema que auxilia nas políticas públicas de desenvolvimento de programas turísticos.
Atualmente, com a entrada de Tucumã, Rio Maria e Água Azul do Norte, a região sul do Pará conta com 8 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, incluindo Santana do Araguaia, Xinguara, São Félix do Xingu, Conceição do Araguaia e Redenção. Algumas dessas cidades tiveram visitas recentes do ministro Celso Sabino.
A gestão do prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes (PSDB), tem feito um investimento histórico nas políticas públicas de desenvolvimento da cultura, do turismo e do lazer. O prefeito sempre destaca que o investimento nessas áreas é uma importante forma de aquecer a economia, além de atrair investimentos devido à visibilidade e dar mais qualidade de vida e bem-estar à população.
Além de Tucumã, Rio Maria e Água Azul do Norte, os cadastros mais recentes de municípios do Pará no Mapa do Turismo Brasileiro foram Salinópolis, Salvaterra, Itaituba, Trairão, Aveiro, Maracanã, Tucuruí, Cametá, Piçarra e Portel. A Setur é a responsável por analisar e encaminhar ao MTur os pedidos de inclusão no sistema. Após a inclusão, o registro terá validade de um ano, que poderá ser renovado.
Para integrar o Mapa, os municípios precisam cumprir requisitos obrigatórios de estruturação de gestão municipal:
- comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de Turismo
- comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo
- possuir prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)
- comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo ativa, como um conselho, fórum, comitê ou associação
- apresentar termo de compromisso nos moldes do Ministério do Turismo
- aderir, de forma espontânea e formal, ao Programa de Regionalização do Turismo.
Para Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, a visibilidade proporcionada pelo Mapa do Turismo Brasileiro contribui para a atração de turistas, acesso a recursos e financiamentos específicos para o desenvolvimento do turismo oferecidos pelo MTur, impulsionando a economia local e garantindo ações sustentáveis e benéficas tanto para os turistas quanto para a comunidade local.
“A presença no Mapa confirma a organização municipal para a gestão do turismo, tornando-o apto para a captação de recursos em áreas como infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas”, explica o secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: