sábado, 23 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Vacinação contra a gripe no Pará encerra dia 26 de outubro e só 21,82% do público se vacinou

Mesmo com uma campanha de imunização especial, num calendário diferenciado para o estado, a meta está longe de ser batida, a menos de 10 dias do fim da campanha. A Sespa alerta que o público-alvo precisa procurar os postos de saúde e se vacinar contra a gripe, antes da chegada definitiva do período de chuvas intensas e viroses diversas, principalmente no Sul do Pará
O Pará recebeu uma campanha diferenciada do Ministério da Saúde para preparar o estado para a chegada do inverno amazônico, com esforços para imunizar a população em todos os 144 municípios (Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará)

A campanha de imunização contra os vírus Influenza (gripe), no Pará, encerra no dia 26 de outubro. A pedido do Fato Regional, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fez um levantamento da cobertura vacinal. Nesta quinta-feira (17), 21,82% do público-alvo havia sido vacinado. Nos 15 municípios do Sul do Pará (Região de Integração do Araguaia), somente Conceição do Araguaia ficou acima da média estadual e atingiu 24,51% da meta.

Por nota sobre o levantamento solicitado pelo Fato Regional, a Sespa reforçou que “…a campanha de vacinação contra a influenza seguirá até o dia 26 de outubro. Conforme as orientações do Ministério da Saúde, a imunização continua voltada para os grupos prioritários. E reforça a importância da vacinação e incentiva que todos dentro dos grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para se imunizar”.

Por conta do inverno amazônico, que é diferente de demais regiões do Brasil, o Ministério da Saúde adotou uma campanha diferenciada e que se antecipou em relação a outros estados. Isso porque o período de chuvas mais frequentes e intensas, que começa a se instalar nesta segunda quinzena de outubro, costuma ter ondas de casos de viroses sazonais, ligadas à mudança de clima. A vacinação contra o vírus Influenza é justamente para proteger a população.

A vacina contra os vírus Influenza, causadores da gripe e outras doenças respiratórias mais graves, está disponível em todos os postos de saúde municipais. Entre os municípios da região Sul do Pará, para os quais a Sespa faz o alerta e chamamento para a imunização, Cumaru do Norte é o que teve o menor desempenho, batendo 7,92% da meta.

Veja os índices de vacinação contra a gripe nos 15 municípios do Sul do Pará:

  1. Conceição do Araguaia: 24,51%
  2. Xinguara: 16,06%
  3. Sapucaia: 15,84%
  4. Pau D’Arco: 15,90%
  5. Água Azul do Norte: 14,87%
  6. Redenção: 14,22%
  7. Santa Maria das Barreiras: 13,43%
  8. Bannach: 13,17%
  9. Floresta do Araguaia: 13,09%
  10. Rio Maria: 12,93%
  11. Ourilândia do Norte: 10,74%
  12. Santana do Araguaia: 9,75%
  13. São Félix do Xingu: 8,34%
  14. Tucumã: 8,25%
  15. Cumaru do Norte: 7,92%

Jaíra Ataíde, coordenadora de Imunização da Sespa, reforça que a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário em todo o estado. “Contamos com a colaboração de todos na divulgação e mobilização da campanha. A vacina é uma ferramenta vital para prevenir complicações graves e reduzir o impacto da doença”. A vacina previne complicações graves decorrentes da gripe, reduzindo o número de óbitos e o impacto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira quais são os públicos-alvos da campanha de vacinação contra gripe 2024 no Pará:

Grupo prioritário:

  • crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • idosos
  • gestantes
  • puérperas
  • trabalhadores da saúde
  • povos indígenas
  • professores

Outros grupos:

  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais
  • pessoas com deficiências
  • caminhoneiros
  • trabalhadores de transportes coletivos
  • trabalhadores portuários
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • população privada de liberdade

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!