quarta-feira, 9 de outubro de 2024

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Vale apoia Programa Itinerários Amazônicos no Pará e mais 7 estados

Iniciativa do Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia, programa oferece formação docente e materiais pedagógicos para compor o currículo das redes de ensino em estados da Amazônia Legal
Representantes do Instituto iungo e de empresas parceiras reunidos durante evento de lançamento do Itinerários Amazônicos (Foto: Acervo Iungo)

Buscando a resposta sobre como contribuir para que jovens dos estados da Amazônia Legal sejam mais críticos em relação a decisões relacionadas à região, foi criado o programa Itinerários Amazônicos. As redes públicas de ensino de 8 dos 9 estados amazônicos já aderiram ao programa: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. O lançamento ocorreu em Manaus (AM), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

ACESSE AQUI O E SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

A ação é do Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia, com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e Vale. A iniciativa é de grande importância social e institucional, pois se conecta com as metas globais da Vale relacionadas à floresta e ao combate à pobreza extrema, além de fortalecer a agenda Vale do Amazônia Já.

A proposta do programa é reforçar no Ensino Médio o senso crítico e de pertencimento à Amazônia e decisões relacionadas à região (Foto: Marco Santos / Imagem Ilustrativa / Agência Pará)

 

Juntos, os 8 estados têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de Ensino Médio. Com duas frentes complementares – materiais curriculares e formação continuada de professores e gestores escolares – o programa Itinerários Amazônicos visa a levar, de forma aprofundada, temas que tocam a região.

Entre os temas abordados estão mudanças climáticas, questões sociais, culturais e econômicas. Tudo de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos estaduais de Ensino Médio. A iniciativa foi destacada pelo especialista mundial em currículo, Dr. Phill Lambert, como exemplo na área educacional para o avanço rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU.

“É uma grande alegria e um prazer fazer parte dessa rede tão relevante e poder apoiar essa iniciativa. A Vale está presenta na Amazônia Legal, principalmente nos estados do Pará e do Maranhão, e é comprometida com a busca por soluções que aliem a proteção do bioma e desenvolvimento da região. Contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia – nos seus mais variados aspectos, inclusive na Educação, é parte do nosso compromisso e do nosso entendimento de que floresta em pé é floresta com vida digna para todos e todas que lá residem”, afirma Flavia Constant, diretora de Investimento Social Privado da Vale.

Nos eixos temáticos estão mudanças climáticas e questões socioambientais (Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará / Arquivo / Imagem Ilustrativa)

 

Programa é dos jovens e educadores da Amazônia, diz presidente do Instituto iungo

Para Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo, o programa Itinerários Amazônicos “…é dos jovens e educadores amazônidas, das equipes gestoras das escolas, dos formadores das redes de ensino. Tudo o que foi e está sendo construído em termos de conteúdo e formação é fruto de um trabalho colaborativo de mais de 120 pessoas, a maioria profundos conhecedores da Amazônia Legal. Além disso, o programa é uma resposta à necessidade de agir, com urgência, para enfrentar os desafios em relação às questões climáticas, desigualdades, à promoção da vida e educação das diversas populações do planeta”, afirma.

“O programa Itinerários Amazônicos evidencia os pilares da Uma Concertação pela Amazônia quando coloca a educação no centro das discussões sobre desenvolvimento, quando fortalece capacidades institucionais, e, acima de tudo, promove uma construção em rede a partir de uma abordagem sistêmica sobre as amazônias”, explica Fernanda Rennó, secretária executiva da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia.

“Uma das grandes riquezas da proposta do Ensino Médio é trazer a diversidade do Brasil e de suas juventudes para o centro da educação. Dar visibilidade ao jovem amazônida, seu projeto de vida a partir de seu território e fazer com que ele compreenda novas formas de ver e viver sua regionalidade é um dos maiores propósitos dos Itinerários Amazônicos”, afirma Katia Smole diretora Executiva do Instituto Reúna.

Para Lourival José Martins Filho, diretor de formação docente e valorização dos Profissionais da Educação, que representou a Secretária Kátia Schweickardt do Ministério da Educação no evento, todo brasileiro deveria saber sobre a Amazônia. “Não importa o estado da Federação: deveríamos amazonizar o currículo para que todo cidadão brasileiro tivesse essa compreensão mínima, fosse alfabetizado no sentido de saber o que é a Amazônia e o que ela representa”, afirma.

O programa Itinerários Amazônicos, na visão do Instituto iungo, é uma iniciativa para os jovens e educadores da Amazônia (Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará / Imagem Ilustrativa)

 

Conheça o programa Itinerários Amazônicos:

O programa Itinerários Amazônicos propõe percursos de ensino e aprendizagem combinam temas, saberes e questões amazônicas às competências e práticas de áreas do conhecimento previstas pela Base Nacional Comum Curricular: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática, Projetos de Vida e Educação Profissional e Técnica. Ele possui duas frentes complementares:

1- Conteúdo: materiais organizados em unidades curriculares e módulos voltados para os itinerários formativos do Ensino Médio, com propostas de atividades e materiais de referência para os professores. Qualquer educador do Brasil pode acessar e utilizar os materiais em suas aulas gratuitamente.

2 – Formação continuada: para professores, gestores escolares e técnicos de educação de redes de ensino parceiras da Amazônia Legal. Todos os educadores brasileiros podem acessar os conteúdos formativos disponíveis no canal do Youtube do programa.

(Da Redação do Fato Regional)


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