sábado, 20 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Apae e Orquestra Sons de Ourilândia promovem caminhada no dia 31 de agosto

A caminhada é alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023. A orquestra fará uma apresentação ao final do trajeto, na praça Adília Borges.
O projeto Orquestra Sons de Ourilândia fará a primeira apresentação aberta ao final da caminhada do dia 31, em Ourilândia do Norte (Foto: Divulgação)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e projeto Orquestra Sons de Ourilândia vão promover uma caminhada no dia 31 de agosto, a partir das 15h30. Será uma mobilização alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023. Ao final do trajeto, da praça Das Crianças até a praça Adília Borges, haverá uma apresentação musical.

Neste ano, a campanha promovida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, que ocorre entre 21 e 28 de agosto, terá como tema “Conectar e somar para construir inclusão”. A campanha faz parte do calendário nacional pela lei federal nº 13.585/2017. A caminhada “Down, DI e TEA”, no dia 31, em Ourilândia do Norte, traz reflexões sobre a comunicação interpessoal e digital.

O projeto Kalangos do Pedal, que tem um grupo infantil, também vai participar da caminhada (Foto: Divulgação)

 

“O tema visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão”, explica Heulla Tavares, coordenadora da Orquestra Sons de Ourilândia.

Toda a comunidade de familiares e amigos de pessoas com síndrome de Down, deficiência intelectual e múltipla ou dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) está convidada a participar da caminhada, diz Heulla. Estarão presentes membros da Apae e haverá apresentação da Banda da Apae, da Kalangos do Pedal e também a a Orquestra Sons de Ourilândia.

 

“A Orquestra Sons de Ourilândia é um projeto de oficinas de músicas para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos do Clube de Mães. Atualmente, há 60 alunos matriculados e aprendendo a tocar viola clássica, violino, flauta doce, violoncelo e violão. O projeto iniciou em janeiro deste ano. Essa será a primeira apresentação aberta para toda comunidade com toda a orquestra completa”, conclui Heulla.

O projeto Orquestra Sons de Ourilândia tem parceira com a Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte, SMTPS, CMDCA e FMDCA.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!