sexta-feira, 24 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Vale tem aumento da produção e venda de ferro e cobre; níquel apresentou reduções

Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2024 e comparados com o mesmo período de 2023. As reduções de níquel se devem a obras no forno de Onça Puma, mas que devem ter melhorias nos próximos anos ao final das obras que vão aumentar a capacidade
A usina Onça Puma, em Ourilândia do Norte, da Vale Metais Básicos. O empreendimento está em expansão para a construção de um segundo forno e emprega mais de 1,9 mil trabalhadores (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

A Vale registrou vendas de 63,826 milhões de toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre de 2024. Isso representa aumento de 14,7% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas de cobre somaram 76,8 mil toneladas, marcando um aumento de 22,5% em relação a 2023. Já as vendas de níquel atingiram 33,1 mil toneladas nos três primeiros meses de 2024 e caíram 17,5% no trimestre.

Os dados são de relatórios da Vale. A mineradora apontou ainda que o projeto Salobo 3 atingiu aproximadamente 90% de taxa média de processamento no trimestre. A produção de cobre totalizou 81,9 mil toneladas, 22% a mais na comparação com o primeiro trimestre de 2023. superior na comparação anual, impulsionada pela continuação do ramp-up da planta e melhor desempenho operacional das plantas de Salobo 1 e 2.

A produção de minério de ferro totalizou 70,8 milhões de toneladas, representando 6% a mais na comparação entre os primeiros trimestres de 2023 e 2024. Para a Vale, isso se deve ao melhor desempenho operacional no S11D — com operações em Canaã dos Carajás e Parauapebas —, à continuidade das iniciativas de confiabilidade dos ativos e ao aumento das compras de terceiros.

A produção de pelotas totalizou 8,5 milhões de toneladas, aumentando 2% na comparação com os três meses iniciais de 2023, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed. E ao passo que as vendas caíram, a produção de níquel totalizou 39,5 mil toneladas, 4% a menos que no comparativo estabelecido entre os trimestres dos dois anos, refletindo, segundo a Vale, principalmente a reforma do forno de Onça Puma, em Ourilândia do Norte.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional com informações de Brasil 61)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!