Vasco tem queda de rendimento em casa, mas compensa longe da torcida

Irregular no Brasileiro, Cruz-Maltino consegue rendimento satisfatório fora de São Januário

O Vasco se encontra entre altos e baixos, o que faz ligar o alerta no Campeonato Brasileiro. Perto de sua torcida, em São Januário, a equipe comandada por Luxemburgo amargou resultados negativos. No entanto, em compensação, faturou pontos importantes fora de casa. No momento, o Cruz-Maltino está na 13ª colocação, com 27 pontos, e quer parar de viver com dilemas e seguir com regularidade na competição.

Ao iniciar a análise em casa, o Vasco iniciou com um bom retrospecto, em São Januário. A equipe carioca conseguiu seis jogos sem obter nenhum revés, com três vitórias e três empates. Contudo, se compararmos com os últimos cinco jogos, o fator casa não teve a mesma força. Foram três derrotas, um empate e um triunfo. Ou seja, em 15 pontos disputados, apenas quatro foram conquistados.

Vanderlei Luxemburgo avaliou a situação da equipe. O comandante afirmou que rendimento instável pode atrapalhar no emocional do jogador, apesar da força de vontade dentro de campo.

– O Vasco vem sendo cobrado como se fosse candidato a cair. Isso gera instabilidade emocional muito grande. Temos que trabalhar muito isso para eles entenderem que faz parte. Trabalho de construção para voltar a credibilidade do Grande Vasco. Ambiente de salários em dia, ambiente normal de uma empesa. Não tenho dúvidas de que o aspecto emocional está ligado. Mas lá dentro o cara quer. Essa coisa atua muito, até na produtividade da equipe – disse.

Outro fator que pode ser ressaltado, é o pouco poder ofensivo. A equipe carioca fez apenas 21 gols neste Campeonato Brasileiro, o que configura o sexto time com menor número de gols. Só não perde para Avaí, CSA, Cruzeiro, Chapecoense e Botafogo.

Apesar de um desempenho estar em decadência, o Vasco se recuperou longe de sua torcida. Nas últimas cinco partidas fora de casa, foram três vitórias e duas derrotas. Além disso, vale ressaltar, que as vitórias ocorreram em duelos diretos.

A guinada começou pelo Goiás pela 14ª rodada do Brasileirão pelo placar mínimo, com gol de Marcos Júnior. Posteriormente, não teve tanto sucesso e perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão. Em seguida, conquistou uma vitória dramática por 2 a 1 sobre a Chapecoense. Já contra o Corinthians perdeu por 1 a 0. E diante do Atlético-MG, a equipe carioca venceu pelo mesmo placar do jogo com os catarinenses.


Deste modo, o Vasco pensa em seguir forte fora de casa. Na próxima quinta-feira, o Cruz-Maltino encara o Avaí, na Ressacada, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão catarinense busca uma vitória para se livrar da zona de rebaixamento.

 

Fonte: O Liberal

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar