Um vazamento de amônia no frigorífico da JBS, em Marabá, sudeste do Pará, fez 24 funcionários passarem mal nesta segunda-feira (22). O alerta de urgência soou pela manhã, mas ainda assim a evacuação não evitou que os trabalhadores fossem atingidos pelo produto químico. Todos foram encaminhados para o hospital municipal.
A Prefeitura de Marabá informou que foram 8 homens e 16 mulheres (uma delas gestante) socorridos para o hospital municipal. A princípio, nenhum em estado grave. Já receberam medicação e alguns seguem em observação. Este foi o segundo vazamento de gás amônia no mesmo frigorífico em menos de um ano. Em junho de 2023, foram 42 funcionários atingidos.
Por nota, a JBS comunicou que “…o vazamento de amônia ocorrido nesta manhã na unidade de Marabá foi prontamente controlado (…) todos os colaboradores estavam utilizando equipamentos de segurança padrões e receberam atendimento médico imediato e toda a assistência necessária”.
*ATUALIZAÇÃO: esta matéria foi atualizada às 16h20 após a confirmação da prefeitura de 24 funcionários da JBS deram entrada no Hospital Municipal de Marabá com quadro de intoxicação. Inicialmente foram informados 19. Não se sabe se outras pessoas podem procurar ajuda depois, mas esse número pode ser atualizado novamente.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Dr. Celso anuncia que comerciantes da Feira de Artesanato e Praça de Lazer de Tucumã terão lojas padronizadas e projetadas por arquiteto
- Polícia Civil prende ‘Carrapicho’ com armas e drogas na Vila Central, em São Félix do Xingu
- Mutirão ‘Ação Cidadania’ da Defensoria Pública do Estado do Pará chega a Água Azul do Norte nesta terça-feira (23)