quinta-feira, 19 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

VÍDEO: nova orla da praia do Pedral, em São Félix do Xingu, está sendo projetada para se tornar a mais moderna do Pará

O projeto está sendo elaborado por um empresa de engenharia e arquitetura, que está reunindo os elementos mais modernos e os designs mais diferenciados para garantir que a praia do Pedral, patrimônio cultural e imaterial do Pará, seja única e se torne referência no estado, impulsionando o turismo e a economia de São Félix do Xingu
A nova orla da praia do Pedral está sendo elaborada para se tornar uma referência no Pará em estruturas públicas de turismo (Foto: Reprodução / Projeto da nova orla)

A praia do Pedral, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará, terá uma nova orla. O projeto está em elaboração por uma empresa contratada pela prefeitura. A proposta é entregar os elementos e designs mais modernos, para garantir que a praia — que é patrimônio cultural e imaterial paraense — tenha um visual único e seja referência no estado. E assim, ratificar o município como uma potência turística.

O projeto está nas etapas finais, como explica o prefeito João Cleber (MDB), e será executado pela Vale. Essa é uma das novas condicionantes assumidas pela mineradora após o Governo do Pará restabelecer as licenças de operação das minas  Onça Puma e Sossego, que foram suspensas no início do ano. Entre outros compromissos, observa o gestor, está o de incluir São Félix do Xingu no Plano de Desenvolvimento da Vale.

Veja imagens do projeto da nova orla de São Félix do Xingu, no Instagram do Fato Regional:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fato Regional (@fatoregional)

“Pelo projeto, não há nada parecido no estado. É realmente uma estrutura muito bonita e moderna, que vai potencializar o turismo e o desenvolvimento socioeconômico do nosso município, que faz parte do Mapa Brasileiro do Turismo e tem uma praia que é patrimônio cultural, de natureza imaterial, do Pará. Essa orla vai dar uma nova cara à praia do Pedral e muito orgulho os nossos cidadãos”, disse João Cleber.

A praia do Pedral, em São Félix do Xingu, é um dos pontos mais procurados por turistas no veraneio no sul do Pará e representa as belezas naturais do município (Foto: Ascom PMSFX / Arquivo)

Nas imagens do projeto em 3D, é possível ver que serão construídos novos quiosques, barracas e áreas de convivência. Haverá estacionamento, playground, calçadas novas, sinalização de trânsito, rampas e escadas para acesso à areia, trapiche novo, paisagismo renovado e quadras para prática de esportes.

Para o prefeito, o projeto é o começo da compensação pelos impactos da mineração de níquel pela mina de Onça Puma. João Cleber diz que cerca de 73% das operações da mina, que tem sede em Ourilândia do Norte, são no território de São Félix do Xingu. Essas condicionantes já vinham sendo discutidas entre a prefeitura e a mineradora, mas sem avanços significativos. Há outros projetos em discussão e sendo alinhados.

“Historicamente, nunca tivemos as compensações devidas, já que as contribuições pelo níquel são mais baixas, mas geram impacto. Sem a decisão do governador Helder Barbalho, de suspender e rever as licenças de operação da Vale, isso não seria possível. Mas agora, após o entendimento que foi homologado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), estamos iniciando uma nova fase, que vai trazer avanços para São Félix do Xingu”, concluiu o prefeito.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!