Agência do INSS de Ourilândia do Norte será reativada ainda neste ano em cooperação com a prefeitura

A informação foi confirmada após o pleito dos vereadores Genivan da Mata e Irmão Edivaldo ao deputado federal Keniston Braga, que articulou uma reunião, em Brasília, com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto e o ministro Carlos Lupi. A cooperação técnica com a prefeitura vai garantir a reabertura da agência, que voltou a ser fechada no começo de 2024.
Após ser danificada por um servidor em surto, em fevereiro de 2024, a agência do INSS de Ourilândia do Norte voltou a ser paralisada, obrigando quem precisava dos serviços a se deslocar para muito longe em busca de atendimento (Foto: ₢Wesley Costa / Fato Regional / Arquivo)

A agência do INSS de Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, será reaberta ainda neste ano. A garantia foi dada pelo ministro Carlos Lupi e pelo presidente do instituto, Alessandro Stefanutto. A retomada dos serviços será graças a um acordo de cooperação técnicas com a prefeitura, na gestão do prefeito Dr. Júlio (MDB) e do vice Alessandro Machado (PL).

A retomada dos serviços do INSS em Ourilândia se deu por um pleito dos vereadores Irmão Edivaldo (MDB) e Genivan da Mata (PL). Preocupados com os longos deslocamentos dos cidadãos ourilandenses para outras agências no Sul do Pará, foram a Brasília e apresentaram o pleito ao deputado federal Keniston Braga (MDB-PA). Os parlamentares então se reuniram com o ministro e o presidente do instituto, chegando à solução.

“A Previdência Social precisa estar funcionando e vamos voltar, ainda neste ano, com a agência de Ourilândia do Norte. Temos prédio lá, que parou de funcionar, voltou, teve problemas graves e parou de novo. Mas é um prazer estar com o deputado e os vereadores, que estão mais perto do povo e conhecem as necessidades, para anunciar que vamos fazer essa cooperação com a prefeitura e evitar que o povo gaste dinheiro para se deslocar a até 200 km por atendimento do INSS”, assegurou o ministro Carlos Lupi.

Os vereadores agradeceram ao deputado, ao ministro e ao presidente do INSS pelo compromisso e solução rápida para uma demanda antiga dos cidadãos do município e até de outras cidades próximas, que usavam a agência de Ourilândia. Para os parlamentares, as agendas resultaram num dia de grandes conquistas.

A agência do INSS de Ourilândia do Norte ficou cerca de 2 anos fechada. A reabertura, no começo de 2024, foi fruto de representação da Subseção de Tucumã da Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB-PA). Porém, no dia 19 de fevereiro, um servidor acabou provocando diversos estragos na agência após um possível surto psicótico. Ele chegou a ser preso pela Polícia Federal, mas os atendimentos não foram retomados.

(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais